Rambo 3 tem explicação sobre origem do Talibã

Filme com Sylvester Stallone é o espelho de uma das maiores ironias da história da relação entre Estados Unidos e Afeganistão

Publicado em 18/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sempre que os assuntos do Afeganistão se tornam tendência pelo mundo, uma produção de cinema vem à tona: Rambo 3. O filme com Sylvester Stallone explica a origem do grupo extremista Talibã de um jeito curioso e para lá de irônico.

Em Rambo 3, o personagem interpretado por Stallone, John Rambo, precisa viajar ao Afeganistão para resgatar seu antigo mentor, o Coronel Trautman, que foi capturado pelos soviéticos que invadiram o país. Durante sua missão, ele conta com a ajuda de alguns rebeldes, conhecidos como “mujahideen”.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na vida real, os Estados Unidos realmente apoiaram esses rebeldes na luta contra os soviéticos, repelindo suas forças do Afeganistão.

A grande ironia aqui é que, algum tempo depois, muitos desses “mujahideen” ajudaram a formar o Talibã, grupo extremista que tomou controle do Afeganistão até a invasão dos próprios Estados Unidos – e que recentemente voltou ao poder com a saída dos norte-americanos.

Essa ironia revela uma noção totalmente equivocada de “o inimigo do meu inimigo é meu amigo” por parte dos norte-americanos, o que é espelhado na trama de Rambo 3.

Aliás, fica ainda mais bizarro: num final alternativo do longa, John Rambo aceitaria seu papel de guerreiro no Afeganistão e ficaria com os “mujahideen” em vez de voltar aos Estados Unidos.

Sem dúvida, grande parte da trama de Rambo 3 não envelheceu nada bem. Hoje em dia, Sylvester Stallone e outros envolvidos na produção evitam até tocar no assunto.

Mais sobre Rambo 3

Rambo 3 é um filme de ação de 1988 dirigido por Peter MacDonald e co-escrito por Sylvester Stallone, que também reprisa seu papel como o veterano da Guerra do Vietnã John Rambo. Uma sequência de Rambo II: A Missão (1985), é a terceira parte da franquia Rambo, seguida por Rambo IV.

O filme retrata eventos fictícios durante a Guerra Soviético-Afegã.

No filme, Rambo inicia uma viagem perigosa ao Afeganistão para resgatar seu ex-comandante e seu melhor amigo de longa data, o Coronel Sam Trautman, das mãos de um coronel do Exército Soviético extremamente poderoso e implacável que está determinado a matar os dois, enquanto ajuda um grupo local de rebeldes afegãos a lutar contra as forças soviéticas que ameaçam destruir sua aldeia.

No Brasil, Rambo 3 pode ser assistido agora pela Netflix.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio