Você sabia?

Rambo 3 tem explicação sobre origem do Talibã

Filme com Sylvester Stallone é o espelho de uma das maiores ironias da história da relação entre Estados Unidos e Afeganistão

Sempre que os assuntos do Afeganistão se tornam tendência pelo mundo, uma produção de cinema vem à tona: Rambo 3. O filme com Sylvester Stallone explica a origem do grupo extremista Talibã de um jeito curioso e para lá de irônico.

Em Rambo 3, o personagem interpretado por Stallone, John Rambo, precisa viajar ao Afeganistão para resgatar seu antigo mentor, o Coronel Trautman, que foi capturado pelos soviéticos que invadiram o país. Durante sua missão, ele conta com a ajuda de alguns rebeldes, conhecidos como “mujahideen”.

Na vida real, os Estados Unidos realmente apoiaram esses rebeldes na luta contra os soviéticos, repelindo suas forças do Afeganistão.

A grande ironia aqui é que, algum tempo depois, muitos desses “mujahideen” ajudaram a formar o Talibã, grupo extremista que tomou controle do Afeganistão até a invasão dos próprios Estados Unidos – e que recentemente voltou ao poder com a saída dos norte-americanos.

Essa ironia revela uma noção totalmente equivocada de “o inimigo do meu inimigo é meu amigo” por parte dos norte-americanos, o que é espelhado na trama de Rambo 3.

Aliás, fica ainda mais bizarro: num final alternativo do longa, John Rambo aceitaria seu papel de guerreiro no Afeganistão e ficaria com os “mujahideen” em vez de voltar aos Estados Unidos.

Sem dúvida, grande parte da trama de Rambo 3 não envelheceu nada bem. Hoje em dia, Sylvester Stallone e outros envolvidos na produção evitam até tocar no assunto.

Mais sobre Rambo 3

Rambo 3 é um filme de ação de 1988 dirigido por Peter MacDonald e co-escrito por Sylvester Stallone, que também reprisa seu papel como o veterano da Guerra do Vietnã John Rambo. Uma sequência de Rambo II: A Missão (1985), é a terceira parte da franquia Rambo, seguida por Rambo IV.

O filme retrata eventos fictícios durante a Guerra Soviético-Afegã.

No filme, Rambo inicia uma viagem perigosa ao Afeganistão para resgatar seu ex-comandante e seu melhor amigo de longa data, o Coronel Sam Trautman, das mãos de um coronel do Exército Soviético extremamente poderoso e implacável que está determinado a matar os dois, enquanto ajuda um grupo local de rebeldes afegãos a lutar contra as forças soviéticas que ameaçam destruir sua aldeia.

No Brasil, Rambo 3 pode ser assistido agora pela Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.