Preocupante

Situação do Afeganistão é comparada com Guerra Mundial Z

Milhares de pessoas buscam sair do país após Talibã tomar o controle

O Talibã tem tomado controle do Afeganistão rapidamente após a saída das tropas estadunidenses do país. Com milhares de pessoas tentando sair do país, a situação foi comparada a Guerra Mundial Z.

Nas redes sociais, pessoas de todo o mundo têm compartilhado trágicas imagens, nas quais podemos ver milhares de pessoas nos aeroportos, correndo ao lado de aviões e mais, similarmente ao filme com Brad Pitt.

Em Guerra Mundial Z, o mundo é tomado por um vírus misterioso que transforma as pessoas em zumbis. Com isso, milhares buscam fugir para zonas seguras, enquanto as hordas de zumbis tentam atacar.

Veja alguns tuites comparando a situação do Afeganistão a Guerra Mundial Z, abaixo.

https://twitter.com/BetimForte/status/1427237272827596804?fbclid=IwAR3Kvpl4q5xdTG2OH7-kZuWNpvXl6CGM2RfKbdl-YP9OhQucxd_ZIDPv9DY

Momento trágico

A fuga no Afeganistão começou poucas horas após a capital do país ser dominada pelo Talibã, que ocasionou na fuga do então presidente Ashraf Ghani.

Conforme o Estado de Minas, tropas americanas atiraram para o alto em algumas ocasiões para controlar a multidão. O Talibã diz que o movimento não deve ser temido pela população, mas muitos não acreditam nessas promessas.

“Temos medo de viver nesta cidade e estamos tentando fugir de Cabul (…) Como servi no exército, perdi meu trabalho e é perigoso viver aqui porque os talibãs vão me atacar, isso é certo”, declarou à AFP Ahmad Sekib, de 25 anos, que se apresentou usando pseudônimo.

Vale apontar que o Talibã surgiu após financiamento por parte dos EUA (por meio da CIA) dos Mujahidin, durante a invasão soviética ao Afeganistão nos anos 1970 e 1980. O governo estadunidense buscava acabar com a presença da URSS no local a fim de conter o avanço do comunismo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.