Causou polêmica

A história real de BAC Nord: Sob Pressão na Netflix

Filme retrata corrupção na polícia da cidade de Marseille

BAC Nord: Sob Pressão está fazendo o maior sucesso entre o público brasileiro na Netflix. O longa francês foi lançado na plataforma sem grande alarde, mas não demorou nem 24 horas para figurar no Top 10 brasileiro do streaming. O que muitos fãs não sabem é que a trama do filme é baseada em uma história real, que aconteceu na França em meados de 2012.

BAC Nord: Sob Pressão acompanha a história de policiais que justificaram o roubo das drogas com informações sobre um poderoso gângster. Os protagonistas Greg (Gilles Lellouche) e Antoine (François Civil) são personagens fictícios, mas a jornada dupla acompanha com bastante fidelidade os eventos reais de 2012.

“Eles sabiam que esse tipo de comportamento não era ideal, mas estavam sobrecarregados pela importância do caso. Também foram muito prejudicados pela atenção da mídia e da política”, comentou o diretor do longa.

O site Cinema Holic falou tudo que os fãs precisam saber sobre a história real de BAC Nord; confira abaixo.

Os crimes reais de BAC Nord: Sob Pressão

BAC Nord: Sob Pressão é parcialmente baseado em uma história real. O diretor Cédric Jimenez comandou o filme por meio de um roteiro escrito junto com Audrey Diwan, sua colaboradora de longa data.

Diwan já havia trabalhado com o diretor com os roteiro de O Homem do Coração de Ferro, Paris Under Watch e A Conexão.

Jimenez é um fã de diretores americanos como Martin Scorsese, Brian de Palma e Francis Ford Coppola. A influência do trio brilha em BAC Nord, e pode ser comprovada pelo tom e ritmo do filme francês.

Para criar a trama do longa, Jimenez optou por abordar eventos relacionados às suas raízes na região de Marseille, localizada na volátil costa do Mediterrâneo.

A trama de BAC Nord: Sob Pressão é inspirada por um escândalo de corrupção policial que ocorreu em Marseille, denunciado à imprensa em outubro de 2012.

Sob suspeita de extorsão e tráfico de drogas, 12 policiais foram detidos – sete permaneceram presos e cinco ganharam liberdade condicional.

Os policiais também foram demitidos e o batalhão fechado, após investigadores encontraram maconha e dinheiro fruto de extorsão em um dos escritórios do “Time Anti-Crime”.

No mesmo ano, 18 policiais da autoridade portuária do sul da França também foram presos, exibindo para o país todo o problema crescente da corrupção entre forças policiais.

O escândalo causou uma reação em cadeia na França, e levou à reestruturação de diversas agências de segurança.

BAC Nord: Sob Pressão está disponível no catálogo brasileiro da Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.