História

Alvo de nazistas, filme perdido ganha estreia após 80 anos

Feito em 1931, longa ficou na escuridão, com pesquisadores achando que título tinha sido destruído

Após 80 anos, o filme Europa, de Stefan e Franciszka Themersons, será lançado. Em 1931, quando foi feito, o longa foi censurado por nazistas e pesquisadores achavam que o título tinha sido destruído.

O filme é descrito como “uma obra de arte anti-fascista”. Na Segunda Guerra Mundial, o título foi aparentemente apreendido em Paris, na França.

Em 2019, Europa foi redescoberto em Berlim, na Alemanha. A partir disso, a Comissão de Arte Roubada da Europa começou os trabalhos de recuperação do filme.

Após a conclusão, o filme censurado por nazistas ganha uma grande estreia. Ela está marcada para o dia 6 de outubro durante o Festival de Cinema de Londres, que chega na 65ª edição.

A história de Europa, o filme perdido

O filme é baseado na obra do escritor polonês Anatol Stern. Através de montagens e colagens, Europa pretendida mostrar o horror vivido por artistas europeus durante a ascensão do nazismo.

Além da importância histórica, por ser mais um registro da triste era da humanidade, Europa ainda é elogiado por ter técnicas avançadas de filmagem para o período em que foi realizado.

Com a estreia no Festival de Londres, será a primeira vez que Europa é exibido em 80 anos.

Após a estreia em Londres, não há informações sobre uma distribuição mundial.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.