Período difícil

Diretora revela história trágica que inspirou Matrix 4

Lana Wachowski sofreu duras perdas que a levaram a Matrix Ressurrections

Quase 20 anos depois do terceiro filme, a diretora Lana Wachowski retornou para Matrix Ressurrections (Matrix 4). O motivo por trás dessa volta à franquia está ligado a uma tragédia pessoal dela.

Lana revelou que o filme foi inspirado por três perdas na vida dela, do pai, de um amigo e da mãe dela. Com isso, a mente da diretora voltou-se à Matrix.

“Meu pai morreu, então esse amigo morreu, então minha mãe morreu”, disse Lana Wachowski (via The Things). “Eu não sabia como processar esse luto, eu nunca tinha vivido algo assim tão perto”.

A origem de Matrix 4

Lana Wachowski relatou como ela apoiou-se nas próprias criações para superar o luto e como os personagens centrais de Matrix voltaram à vida a partir dessa dor que ela sentia.

“Você sabe que as vidas deles vão acabar e ainda assim é muito difícil. Meu cérebro sempre foi bastante imaginativo e em uma noite, eu estava chorando e não conseguia dormir, então meu cérebro explodiu com essa história. Eu não poderia ter meu pai e minha mãe de volta e não poderia falar com eles”.

“Então, de repente, eu tinha Neo e Trinity, os dois personagens mais importantes da minha vida. Foi imediatamente reconfortante ter esses dois personagens vivos novamente e é super simples. Você pode encarar isso e dizer: ‘Ok, essas duas pessoas morreram e, ok, traga esses dois de volta e isso é uma sensação muito boa”.

“É simples e é isso que a arte faz, é isso que histórias fazem: elas nos confortam”.

Matrix: Resurrections (Matrix 4) tem estreia marcada para o dia 22 de dezembro de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.