Conquistou a crítica

Este é o melhor filme da carreira de Jean-Claude Van Damme

Astro belga interpreta versão fictícia de si mesmo em JCVD

Jean-Claude Van Damme é um dos astros de ação mais icônicos de todos os tempos. O ator belga começou sua carreira em meados dos anos 80, e após trocar a Europa pelos Estados Unidos, tornou-se um verdadeiro fenômeno internacional. Curiosamente, o melhor filme da trajetória de Van Damme não é um de seus sucessos mais conhecidos, mas sim uma trama “quase autobiográfica”: JCVD.

Segundo o site Looper, entre os filmes de Jean-Claude Van Damme, JCVD é o mais bem avaliado no IMDB, site que reúne notas de fãs e especialistas.

Embora o longa lançado originalmente em 2008 não tenha feito tanto sucesso com o público, sua trama autorreferencial conquistou a crítica especializada. No Rotten Tomatoes, o filme conta com 84% de aprovação.

O site Looper falou tudo que os fãs precisam saber sobre o melhor filme da carreira de Van Damme; confira abaixo.

Van Damme – Aclamado em JCVD

Jean-Claude Van Damme conta com mais de 70 créditos em seu currículo desde o início da carreira nos anos 80. Entre todos esses longas, JCVD conta com a maior avaliação no IMDB: 7.2.

Este é o único filme do astro a atingir uma nota maior que 7 no site de cinema. Os próximos da lista são O Grande Dragão Branco (6.8) e Os Mercenários 2 (6.6).

O sucesso de JCVD pode ser explicado pelo alto nível de honestidade e autoconsciência do filme. Ao quebrar a quarta parede, o astro fala com os espectadores sobre a dificuldade de se envelhecer em Hollywood, principalmente quando todos os papéis de ação são oferecidos aos astros mais jovens.

“Van Damme é sincero, engraçado e genuíno em JCVD – algo que não estamos acostumados a conferir nos filmes mais antigos do astro”, comenta uma das críticas do longa.

A ótima aprovação crítica de JCVD também proporcionou a ressurgência da carreira de Van Damme no final dos anos 2000.

Em JCVD, Jean-Claude Van Damme interpreta uma versão fictícia de si mesmo, que se envolve em grandes problemas na terra natal após deixar Hollywood para trás.

“Quando um ator com a carreira em declínio retorna para Bélgica em busca de tranquilidade, acaba se envolvendo em um assalto bancário. A policial acredita que ele é o responsável pelo assalto, e para limpar seu nome, JCVD interpreta o papel de criminoso para a polícia e de herói para os reféns”, afirma a sinopse do filme.

JCVD não está disponível na Netflix. No entanto, você pode conferir na plataforma o projeto mais recente de Van Damme: O Último Mercenário. Veja abaixo o trailer do longa.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.