Polêmica

Filme com ator de Crepúsculo é detonado e chamado de "explorador"

Blue Bayou vem recebendo críticas por sua representação de pessoas adotadas enfrentando a deportação nos Estados Unidos

Blue Bayou, de Justin Chon, ator de Crepúsculo, está sendo criticado por sua representação “exploradora” de pessoas adotadas enfrentando a deportação nos Estados Unidos.

O drama, que também teve roteiro e direção do ator de Crepúsculo, mostra-o no papel de Antonio, um imigrante de origem coreana, adotado nos Estados Unidos, que ganhou fama como tatuador na Louisiana e está tentando fazer o certo por sua esposa grávida e sua filha.

Com um novo bebê a caminho, ele se propõe a encontrar mais trabalho. Mas seus planos foram interrompidos abruptamente quando ele concordou em ajudar alguns ladrões locais a roubar um monte de motos sofisticadas e acabou sendo pego pela polícia.

Pouco depois de sua prisão, Antonio fica sabendo que o governo planeja deportá-lo, uma decisão que ele e sua esposa não podem aceitar.

Drama envolvido em polêmica

Desde o lançamento do drama, membros da comunidade de pessoas adotadas recorreram às redes sociais para motivar o público a boicotar o filme e criticá-lo por não “informar à comunidade questões essenciais de adoção ou compartilhar mensagens de verdadeiros ativistas adotados”.

A Diretora de Comunicações da Dallas Truth, Racial Healing & Transformation, Stephanie Drenka, que é de origem coreana e foi adotada quando jovem por uma família nos Estados Unidos, afirmou (via Digital Spy): “Justin Chon poderia ter escalado uma pessoa adotada para o papel principal.”

“A equipe de marketing e relações públicas de Blue Bayou deveria ter usado seus recursos e plataforma para ampliar um apelo à ação sobre o apoio à Lei de Cidadania dos Adotados.”

Também de origem coreana e adotado nos Estados Unidos, Adam Crapser alegou que o ator de Crepúsculo o procurou com a ideia de transformar a história de sua vida em um filme, mas ignorou todos os seus pedidos sobre o projeto. Ele então o acusou de ter explorado sua história, sem o seu consentimento, para obter lucro.

“Eu sou uma pessoa real. Não sou um personagem de Hollywood feito para obter lucro, buscar prêmios ou provocar lágrimas”, Crapser – que foi deportado em 2016 – escreveu no Facebook.

No Brasil, ainda não há distribuição confirmada para Blue Bayou, com Justin Chon, de Crepúsculo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.