Demoníaco

Filme de terror baseado em história real faz sucesso na Netflix

O Exorcismo de Emily Rose traz um importante debate sobre fé e ciência

Para fãs de filmes de terror, a Netflix é uma das melhores plataformas. Além de trazer alguns dos lançamentos mais aguardados do gênero, o streaming oferece projetos independentes e filmes clássicos. Um dos longas assustadores que está fazendo grande sucesso entre os usuários brasileiros da Netflix é baseado em uma história real. Trata-se de O Exorcismo de Emily Rose.

Entusiastas por filmes de terror provavelmente já são familiarizados com a trama do longa, que chegou aos cinemas em 2005. Agora, com sua disponibilização no catálogo da Netflix, muita gente está matando a saudade da história de arrepiar.

O Exorcismo de Emily Rose é uma produção do cineasta Scott Derrickson, conhecido por filmes como Doutor Estranho, A Entidade e Livrai-nos do Mal.

Embora tenha dividido a opinião da crítica especializada (com 44% de aprovação no Rotten Tomatoes), o longa contou com uma ótima bilheteria (144 milhões de dólares com um orçamento de 19 milhões) e conquistou fãs no mundo inteiro.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama e o elenco de O Exorcismo de Emily Rose na Netflix.

O Exorcismo de Emily Rose – Baseado em uma história real

A trama de O Exorcismo de Emily Rose começa no presente, e conta os eventos terríveis da vida da personagem título por meio de flashbacks.

O Exorcismo de Emily Rose acompanha a história do Reverendo Richard Moore, um padre processado pela morte de uma garota supostamente possuída durante uma sessão de exorcismo.

Autorizado pela Igreja Católica, Moore realiza uma intensa sessão de exorcismos na jovem Emily Rose, uma garota que passa a testemunhar eventos sobrenaturais e momentos assustadores e sentir uma presença demoníaca dentro do corpo.

No entanto, a jovem de 19 anos acaba morrendo de exaustão, e o padre que ministrou o rito é obrigado a responder judicialmente pela morte.

O promotor Ethan Thomas afirma que a jovem Emily, na verdade, sofria de esquizofrenia. Ela deveria ter sido tratada por psiquiatras e médicos ao invés de passar pela traumática experiência do exorcismo – que só teria servido para piorar sua situação.

Enquanto isso, a advogada Erin Bruner é contratada para defender o Padre Moore, e defende que a condição de Emily não pode ser completamente explicada pela ciência.

A trama do longa e a personagem Emily Rose são inspiradas na história real de Anneliese Michel, uma jovem alemã que morreu de inanição após passar por 67 exorcismos católicos em 1976. Os pais da garota e o padre que ministrou os ritos foram condenados por homicídio negligente.

O elenco de O Exorcismo de Emily Rose na Netflix

Em O Exorcismo de Emily Rose, a personagem título é interpretada por Jennifer Carpenter. A atriz é conhecida por interpretar Debra Morgan na série Dexter, além de uma participação especial na comédia As Branquelas.

Carpenter foi extremamente elogiada por sua performance como Emily Rose. A atriz conseguiu fazer a maioria das “contorções demoníacas” de seu corpo e rosto sozinha, sem precisar de efeitos visuais. Por sua atuação, ela foi indicada ao prêmio de “Melhor Performance Assustadora” no MTV Movie Awards de 2006.

Tom Wilkinson (Ou Tudo Ou Nada, Grande Hotel Budapeste) interpreta o Padre Richard Moore, que é processado pela morte de Emily Rose durante o exorcismo.

Laura Linney (Ozark, A Família Savage) vive Erin Bruner, a advogada contratada pela diocese para defender Moore. A personagem começa o longa como uma mulher extremamente cética, mas no decorrer da história, passa a reavaliar suas posições.

Campbell Scott (House of Cards) é Ethan Thomas, o promotor do caso. O personagem representa a importância da ciência em casos judiciais.

O elenco de O Exorcismo de Emily Rose conta também com Colm Feore (The Umbrella Academy), Joshua Close (Fargo), Kenneth Welsh (O Aviador), JR Bourne (Teen Wolf), Mary Beth Hurt (Aflição), Henry Czerny (Missão Impossível) e Shohreh Aghdashloo (The Expanse).

O Exorcismo de Emily Rose já está disponível na Netflix; confira abaixo o trailer.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.