Sumiço confirmado

Matrix 4: Game oficial explica ausência de Morpheus de Laurence Fishburne

Em jogo da saga, personagem acaba morrendo após um ataque das Máquinas

Após muita espera, o primeiro trailer de Matrix 4 finalmente chegou à internet. A prévia trouxe o retorno de Keanu Reeves e Carrie-Ann Moss, além da introdução de novos personagens vividos por Jonathan Groff e Neil Patrick Harris. Algo que chamou a atenção de muitos fãs foi a ausência de Morpheus, vivido por Laurence Fishburne na trilogia original. Quem explica esse sumiço é o game The Matrix Online, lançado entre 2005 e 2009.

Laurence Fishburne já havia confirmado em uma entrevista ao site Collider que não faz parte do elenco de Matrix 4.

“Eu não estou no novo filme de Matrix, e vocês têm que perguntar o motivo para a Lana Wachowski, já que eu mesmo não sei”, comentou o ator.

O site Screen Rant revelou como Matrix Online explica a ausência de Morpheus em Matrix 4; confira abaixo.

Por que Morpheus não está em Matrix 4?

The Matrix Online é a continuação da trilogia original, que esteve disponível na internet entre 2005 e 2009. O jogo faz parte do cânone da saga, ou seja, seus eventos influenciam a história original e suas continuações.

As irmãs Wachowski lançaram o jogo estilo MMORPG como uma extensão confirmada no universo da saga, e o game chegou a fazer sucesso entre os fãs da franquia nos anos 2000.

Foi nesse jogo que Morpheus encontra um violento e anticlimático desfecho – que foi considerado por muitos fãs como desnecessário e prejudicial para o personagem.

No capítulo 1.2, as Máquinas se recusam a devolver o corpo de Neo para Morpheus. Como consequência, o personagem coordena ataques terroristas com o objetivo de revelar as partes mais secretas da Matrix – como sua codificação escondida – para a humanidade.

Infelizmente, as ações de Morpheus forçam os usuários das pílulas azuis a ignorar a simulação e ver o mundo como ele realmente é, o que causa histeria em massa na sociedade.

Mesmo assim, Morpheus continua sua jornada em busca da disrupção da Matrix. O personagem de Laurence Fishburne coloca uma bomba de código, também conhecida como bomba lógica, na estação de tratamento de água em Rumbaar.

A Matrix cria um programa misterioso, chamado Assassino, para interromper os planos de Morpheus. Ele assume a forma de uma figura mascarada e passa a perseguir o líder humano.

Infelizmente, o programa dobra a codificação da Matrix e consegue emboscar Morpheus, que aparentemente morre após receber vários tiros.

Na época em que o jogo ainda estava online, a morte de Morpheus virou um dos principais tópicos de discussão entre os jogadores. A maioria passou a acreditar que o personagem não havia morrido realmente, mas representantes da franquia confirmaram o desfecho.

Mesmo assim, uma boa parte dos fãs continua a acreditar que Morpheus forjou a própria morte, principalmente pelo fato de alguns subordinados do personagem terem recebido um e-mail afirmando que ele “desapareceria”, pouco antes de sua morte.

Além disso, o corpo de Morpheus não foi recuperado, assim como o de Neo. Ou seja, o personagem ainda pode estar vivo no mundo real.

Caso Matrix 4 opte por utilizar a justificativa de Matrix Online, provavelmente terá que explicar aos fãs que não jogaram o game como Morpheus morreu.

Matrix: Resurrections estreia nos cinemas e no HBO Max em 22 de dezembro de 2021. Confira o trailer abaixo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.