Reviravolta

Matrix pode ser apenas um filme dos anos 1990 em Matrix 4

Filme com Keanu Reeves pode existir dentro do novo longa-metragem e Neo seria apenas um ator

Desde o lançamento do trailer de Matrix 4, diversas teorias foram criadas por fãs, mas uma em específico é bastante ousada e, caso esteja certa, pode quebrar totalmente as expectativas das audiências. Ela diz que Matrix, o filme de 1999 com Keanu Reeves, pode ser exatamente isso, apenas um filme, no universo de Matrix Ressurrections (Matrix 4).

A teoria, compartilhada pelo ScreenRant, aponta diversas evidências para tal, dizendo que Neo era apenas um ator nesse filme, assim como Trinity.

Pelo que vimos no trailer, Neo, referido apenas como Thomas (no original o nome dele na Matrix era Thomas Anderson), é bem diferente daquele que conhecemos na trilogia original. Antes ele era um hacker que morava em um micro apartamento e trabalhava em um escritório.

Agora ele tem um apartamento maior e melhor, não sabemos qual o emprego dele, mas ele vai para um terapeuta, que, supostamente, receita pílulas azuis para ele.

Em determinado momento do trailer de Matrix 4, ele encontra Trinity e pergunta se eles se conheceram antes, isso pode ser porque ela também atuou no Matrix de 1999.

Mais evidências

Outra evidência utilizada por essa teoria é a mudança de Morpheus, que não é mais vivido por Laurence Fishburne. Em Matrix 4 ele é interpretado por Yahya Abdul-Mateen II.

Ele pode ser o verdadeiro Morpheus, enquanto o da trilogia original era apenas um ator. Com isso, poderíamos até ver uma participação especial de Fishburne, mas ele não parece estar envolvido na produção.

A prévia ainda trouxe cenas do filme original e recriações de outras cenas. Isso tudo pode ser a memória de Neo, de ter trabalhado como ator nesses filmes.

Por fim, Jonathan Groff, que muitos acreditam ser a nova versão do agente Smith, pode ser um executivo de estúdio. Em certo momento ele diz “retornar para onde tudo começou, para a Matrix”. Ele pode estar se referindo ao papel que deu a fama de Thomas Anderson, personagem de Keanu Reeves.

Mas fica a questão: por que as máquinas permitiriam que um filme que conta a realidade exatamente (ou quase) como ela é existisse dentro da Matrix? A resposta é simples: quem diabos acreditaria que os eventos de Matrix (1999) são reais? Podemos suspeitar que vivemos em uma simulação, mas a existência de um filme que narra a realidade como é automaticamente transformaria qualquer teoria da conspiração em pura fantasia.

Dessa forma, a mentira das máquinas, a ilusão, continuaria, escondida debaixo do nariz das pessoas.

Matrix: Resurrections (Matrix 4) tem estreia marcada para o dia 16 de dezembro de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.