Aclamação crítica

Os melhores filmes da Netflix nos 10 anos do serviço no Brasil

Roma, A Voz Suprema do Blues, O Irlandês e os maiores sucessos da plataforma

A Netflix comemorou recentemente o seu aniversário de 10 anos de seu lançamento no Brasil. A plataforma chegou ao país em 5 de setembro de 2011, e desde então, mudou para sempre o cenário da indústria do entretenimento e a maneira com os brasileiros consomem conteúdo. O streaming também reconheceu o valor da cultura nacional, com o lançamento de filmes, séries e documentários brasileiros.

Embora a Netflix tenha chegado ao Brasil em 2011, os primeiros filmes originais da plataforma só foram lançados em 2015. Isso porque em seus primeiros anos, o streaming focava principalmente em disponibilizar produções já conhecidas.

Tudo isso mudou com a estreia das primeiras séries originais da plataforma, como House of Cards e Orange is the New Black. Com o sucesso dessas produções, a Netflix passou a investir também em filmes – uma estratégia que deu super certo.

No aniversário de 10 anos da Netflix no Brasil, listamos abaixo os melhores filmes originais da plataforma em cada ano – de 2015 a 2021; veja.

Beasts of No Nation – 2015

Beasts of No Nation é um dos primeiros filmes originais lançados pela Netflix. O longa é uma produção de Cary Joji Fukunaga, baseado em um livro de mesmo nome escrito por Uzodinma Iweala. O elenco do longa é comandado por Idris Elba (O Esquadrão Suicida), em uma das performances mais elogiadas da carreira do ator.

O longa é ambientado em uma nação não especificada do oeste africano, devastada por uma terrível guerra civil. Beasts of No Nation acompanha a história de um jovem órfão treinado como guerrilheiro desde a infância por um impiedoso líder militar, interpretado por Elba.

Tallulah – 2016

Lançado em 2016, Tallulah conquistou o coração da crítica especializada, chegando a 85% de aprovação no Rotten Tomatoes. O longa foi elogiado principalmente pelas excelentes performances de Elliott Page (The Umbrella Academy) e Allison Janney (Eu, Tonya).

Misturando comédia e drama, Tallulah conta a história de uma jovem que – de maneira inesperada – pega o bebê de sua mãe irresponsável e finge ser a mãe da criança. Sem lugar para ficar, a protagonista pede a ajuda da mãe de seu ex-namorado, mentindo sobre a verdadeira paternidade do pequeno.

Okja – 2017

Okja é considerado um dos filmes mais emocionantes da Netflix, com o potencial de deixar até mesmo os espectadores mais durões com lágrimas nos olhos. O longa representou uma interessante mudança criativa nas produções originais da Netflix, chegando a figurar em premiações importantes na indústria do entretenimento.

Dirigido por Bong Joon-ho, que comandou também o premiado Parasita, Okja é um filme sensível e criativo. O longa foca na amizade entre uma jovem garota e a porca gigante geneticamente modificada Okja. Mikha, a protagonista, faz de tudo para salvar sua grande amiga de uma poderosa multinacional.

Roma – 2018

Roma veio para confirmar a Netflix como uma das empresas culturais mais importantes da atualidade, inclusive nas premiações da indústria. Na 91º edição do Oscar, o longa marcou época ao ser indicado a 10 categorias, incluindo Melhor Filme, Roteiro Original, Atriz, e Atriz Coadjuvante, além de levar para a casa os prêmios de Melhor Filme Estrangeiro, Fotografia e Diretor (para Alfonso Cuarón).

Ambientado no México, Roma gira em torno de uma jovem trabalhadora doméstica, Cleo (Yalitza Aparício), que trabalha para uma família de classe média. Cercada pelos seus colegas de trabalho, família e filhos, Cleo luta para encontrar a felicidade em um ambiente de amor e solidariedade dentro de sua comunidade, tudo enquanto enfrenta os problemas da hierarquia social e os preconceitos sofridos pela sua classe.

O Irlandês – 2019

O Irlandês continuou a tradição da Netflix de contratar icônicos diretores para a produção de filmes originais. Nesse caso, a plataforma recebeu de braços abertos Martin Scorsese, conhecido por longas como Taxi Driver, Os Bons Companheiros e O Lobo de Wall Street.

Com mais de 3 horas de duração, o longa é um verdadeiro presente para os fãs do estilo de Scorsese. O Irlandês conta a história de Frank Sheeran, um caminhoneiro tornado assassino profissional que se envolveu com o mafioso Russell Bufalino e o sindicalista Jimmy Hoffa. O filme conta com performances incríveis de Robert De Niro, Joe Pesci e Al Pacino, e levou várias indicações ao Oscar.

A Voz Suprema do Blues – 2020

Protagonizado por Viola Davis, A Voz Suprema do Blues acompanha a história real de Ma Rainey – lendária cantora de blues conhecida por sua voz marcante, talento inegável e essenciais contribuições para a popularização do gênero.

O filme também marca a última performance de Chadwick Boseman no cinema. O eterno Pantera Negra deu adeus ao público em agosto de 2020, e deixou sua atuação como o trompetista Levee Green como um presente de despedida para os fãs. Na edição mais recente do Oscar, o longa ganhou os prêmios de Melhor Maquiagem e Figurino.

Pieces of a Woman – 2021

Lançado em janeiro de 2021, Pieces of a Woman (Pedaços de uma Mulher) rendeu para Vanessa Kirby uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Em uma performance de tirar o fôlego, a estrela das primeiras temporadas de The Crown interpreta uma mulher que passa pelo momento mais traumático de sua vida.

O longa acompanha a história de uma mulher que decide fazer o parto de seu bebê em casa, o que acaba levando à morte da criança. Pieces of a Woman acompanha como a protagonista lida com o terrível trauma, sua relação fraturada com o marido e o julgamento da sociedade.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.