Mudança importante

Sucesso de Shang-Chi inaugura nova era para a Marvel nos cinemas

Filmes da Disney ficarão por pelo menos um mês em cartaz antes da estreia no streaming

Já em cartaz nos cinemas brasileiros e do mundo todo, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis quebrou recorde ao se tornar o filme mais lucrativo a ser lançado durante o fim de semana do Dia do Trabalho nos Estados Unidos. O sucesso do longa fez a Marvel confirmar uma nova tendência para seus lançamentos pós-pandemia: 45 dias no cinema antes do lançamento no Disney+.

Em julho de 2021, Viúva Negra foi lançado simultaneamente nos cinemas e no Disney+, o que prejudicou – e muito – seus rendimentos. Além disso, o fato do filme ser disponibilizado imediatamente no streaming contribuiu para que uma quantidade maior de pessoas assistisse ao longa de forma pirata.

O modelo de lançamentos causou polêmica, e fez Scarlett Johansson processar a Disney por quebra de contrato. Mesmo tendo conseguido uma das maiores bilheterias de 2021, Viúva Negra poderia ter ganhado muito mais se ficasse mais tempo exclusivamente nos cinemas.

A comprovação do sucesso de Shang-Chi confirma que o clima está mudando nos cinemas, e inaugura a nova era da Marvel após a pandemia de Covid-19. O site IndieWire falou sobre o tema; confira abaixo.

O que Shang-Chi significa para o futuro da Disney?

O sucesso de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis nos cinemas não apenas inaugura uma nova era da Marvel após o isolamento social, mas também traz uma mudança importante para o modelo de lançamentos adotado pela Disney em 2020 e 2021.

A empresa confirmou que contará com uma janela de pelo menos um mês entre o lançamento de seus novos filmes do cinema e no Disney+.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreou nos cinemas em 2 de setembro de 2021. O filme só deve chegar ao Disney+ no meio de outubro, provavelmente após o dia 15.

Para todas as próximas estreias da Marvel – incluindo Os Eternos, que ainda será lançado em 2021 – a Disney confirmou que os filmes só serão lançados no catálogo do Disney+ ou Hulu 45 dias após a estreia nos cinemas.

Encanto, um filme animado que também será lançado pela Disney em 2021, contará com uma janela exclusiva de 30 dias. Após esse período, o longa deve figurar no catálogo digital da empresa.

A estratégia representa um novo fôlego para os cinemas, e só pôde ser realizada com o avanço da vacinação e a afrouxada das medidas de isolamento social. 

No entanto, como uma boa parte da população dos Estados Unidos se nega a tomar a imunização, esse modelo ainda pode sofrer alterações. Tudo depende da progressão da pandemia nos próximos meses.

Entre os filmes da Disney com previsão de lançamento para 2021, Encanto é o único com a janela de 30 dias. Todos os outros contarão com 45 dias exclusivos nos cinemas.

A lista de filmes com a janela de 45 dias nos cinemas conta com The Last Duel (15 de setembro), Ron’s Gone Wrong (22 de outubro), Os Eternos (5 de novembro), West Side Story (10 de dezembro), e The King’s Man (22 de dezembro).

Clique aqui para assinar o Disney+ e assistir aos filmes da Marvel.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.