Clássico assustador

Um dos melhores filmes de terror de Hollywood está na Netflix

Mais de quatro décadas após seu lançamento, Halloween continua a influenciar o gênero

Com o mês de outubro se aproximando, pessoas do mundo todo já começaram as maratonas de longas assustadores. Afinal de contas, o Dia das Bruxas está chegando! Se você é um fã do gênero, a Netflix conta com um dos filmes de terror mais influentes e icônicos da história do cinema: Halloween, lançado originalmente em 1978.

Dirigido pelo lendário John Carpenter, o longa faturou 70 milhões de dólares com um orçamento de apenas 300 mil dólares, tornando-se um dos filmes independentes mais lucrativos de todos os tempos.

Halloween também é considerado o grande responsável pela popularização do subgênero “slasher”, no qual um assassino misterioso mata suas vítimas no decorrer da história – normalmente com objetos cortantes.

O estilo de Halloween foi bastante influenciado por filmes como Noite do Terror (1974) e Psicose (1960), de Alfred Hitchcock. Por sua vez, o longa de John Carpenter inspirou algumas das franquias mais famosas do terror, como Pânico, Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o filme disponível na Netflix, seu elenco e sua importância histórica.

Halloween – Marcou época no terror

Halloween estreou nos cinemas em 25 de outubro de 1978. O longa é um dos primeiros projetos da impressionante filmografia de John Carpenter, responsável por incluir o diretor entre os cineastas mais icônicos de todos os tempos.

Antes de lançar Halloween, Carpenter já havia chamado a atenção do público americano com filmes como Estrela Negra e Os Olhos de Laura Mars. O filme de 1978 representa a primeira empreitada do cineasta no gênero terror.

Halloween foi dirigido e co-produzido por Carpenter, que também criou a famosa trilha sonora do longa. Debra Hill atuou como co-roteirista e produtora-executiva do longa.

O filme traz Jamie Lee Curtis no primeiro papel de sua longa carreira no cinema. A atriz interpreta Laurie Strode, uma babá aterrorizada por um misterioso e imprevisível assassino em série.

“Halloween conta a história de um paciente psiquiátrico condenado a passar o resto da vida em um manicômio após matar sua irmã adolescente na noite do Dia das Bruxas, quando tinha apenas 6 anos de idade. 15 anos depois, ele escapa do sanatório e retorna à sua cidade natal, onde persegue uma babá e seus amigos – e é perseguido por seu psiquiatra”, afirma a sinopse do longa.

O filme fez tanto sucesso que iniciou uma franquia formada por 11 longas diferentes, o que ajudou a construir uma extensa história de origem para o antagonista Michael Myers, considerado um dos assassinos mais assustadores da história do cinema.

Como grande parte das sequências modificou de forma bizarra a trama original, um 11º filme lançado em 2018 serviu para corrigir todos os erros do cânone, além de funcionar com uma sequência direta para o longa original – trazendo mais uma vez Jamie Lee Curtis como Laurie Strode.

Mais duas sequências da franquia, intituladas respectivamente Halloween Kills e Halloween Ends, serão lançadas em 15 de outubro de 2021 e 14 de outubro de 2022.

Sendo um dos melhores filmes de terror da história do cinema, Halloween foi escolhido pela Biblioteca do Congresso Americano para ser preservado permanentemente pelo Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos, por sua “significância cultural, histórica e estética”.

Além de Jamie Lee Curtis no papel da protagonista Laurie Strode, Halloween conta com Nick Castle como Michael Myers.

Halloween está disponível na Netflix; confira o trailer original do longa abaixo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.