Na Segunda Guerra

A Batalha Esquecida: A história real do filme da Netflix

Drama épico é baseado no conflito de Walcheren Causeway, que ocorreu na Holanda

Comandado pelo cineasta holandês Matthijs van Heijningen Jr, o drama de guerra A Batalha Esquecida está fazendo o maior sucesso na Netflix. O longa acompanha a história de três protagonistas: Marinus, Teuntje e William. Fãs que já assistiram ao longa querem saber: qual é a inspiração real da trama? O enredo de A Batalha Esquecida é baseado na violenta Batalha de Walcheren Causeway, que envolveu forças canadense, britânicas e nazistas.

No primeiro filme original holandês da Netflix, Gijs Blom, Jamie Flatters e Susan Radder interpretam os protagonistas. O longa conta também com a presença de Tom Felton, conhecido por viver o vilão Draco Malfoy na franquia Harry Potter.

A Batalha Esquecida conquistou rapidamente os fãs brasileiros, graças à impressionante direção das cenas de guerra, a tensão da história e uma trilha sonora de arrepiar.

O site CinemaHolic revelou tudo que os espectadores da Netflix precisam saber sobre a inspiração real de A Batalha Esquecida na plataforma; confira abaixo.

Como foi A Batalha Esquecida na vida real?

Logo no início de A Batalha Esquecida, o filme explica para o público que a história é bastante ligada ao contexto histórico da Segunda Guerra Mundial. Uma animação explica os antecedentes da Guerra e o panorama em que se inicia a batalha.

O conflito contado em A Batalha Esquecida é ambientado na reta final da Guerra. Os poderes do Eixo (formado pela Alemanha, Itália e Japão) haviam fortalecido o controle na Europa, mas a invasão das forças dos Aliados e a Batalha de Normandia (mais conhecida como o Dia-D), fizeram o exército alemão bater em retirada.

No filme, o exército do Canadá avança nos territórios ocupados da Holanda, emboscando o exército alemão no caminho. Mesmo assim, as forças não conseguem chegar a Antuérpia, graças aos esforços dos nazistas em inundar as áreas que cercam o Porto de Scheldt.

Para mostrar ao público as nuances da guerra, a história de A Batalha Esquecida é contada a partir de três perspectivas diferentes – algo bastante incomum em filmes de guerra. Com essa estratégia, o longa se torna muito mais do que uma simples trama de “nós contra eles”.

Segundo o diretor Matthijs van Heijningen Jr, essa decisão narrativa foi tomada para tornar o tema da liberação de regiões ocupadas relevante ao público mais jovem.

Mesmo assim, o time de roteiristas do longa realizou uma extensa pesquisa para criar uma história o mais parecida possível com os eventos da vida real.

Diversos detalhes do filme – incluindo Tony Turner, o personagem de Tom Felton – foram obtidos em documentos oficiais e relatos históricos.

A Batalha Esquecida faz um ótimo trabalho ao contar a história da Batalha de Walcheren Causeway como ela aconteceu na vida real. O conflito levou à liberação da Holanda, que finalmente superou o controle dos nazistas em 5 de maio de 1945.

O final do longa relembra a alta taxa de mortalidade da batalha: 3231 Aliados, 4250 alemães e 2283 civis.

A Batalha Esquecida já está disponível na Netflix; confira abaixo o trailer do longa.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.