Estreia

Com astros da Marvel e DC, Duna começa nova trilogia épica no cinema

O filme Dennis Villeneuve tem Timothée Chalamet, Zendaya, Jason Momoa e muito mais no elenco

Um dos lançamentos mais épicos do ano acaba de entrar em cartaz nos cinemas brasileiros: Duna. O filme de Dennis Villeneuve inicia uma trilogia que tem tudo para repetir o sucesso de hits como O Senhor dos Anéis e até mesmo dos projetos do MCU. Ambientado em um futuro distante, o longa acompanha uma história de guerra, romance e muitas reviravoltas.

Duna – com o título original de Dune: Part 1 – é um épico de ficção científica, baseado no livro de mesmo nome lançado por Frank Herbert em 1965. O longa é a segunda adaptação da história para os cinemas, após o filme de David Lynch produzido em 1984.

Embora ainda não tenha estreado oficialmente nos cinemas americanos (o filme só chega amanhã nos EUA), o longa já conquistou o público e garantiu a aclamação da crítica especializada. Até o fechamento desta matéria, Duna conta com 87% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama, o impressionante elenco e a estreia de Dune nos cinemas.

De que fala a trama de Duna?

A trama de Duna é ambientada em um futuro distante, no qual a humanidade consegue dominar os segredos das viagens intergaláticas – em cerca de 20 mil anos de desenvolvimento.

A história do filme começa quando o Duque Leto Atreides aceita administrar o perigoso planeta desértico Arrakis, mais conhecido como Duna.

Esse planeta é a única fonte da substância mais valiosa do universo: melange (mais conhecida como ‘tempero’), uma droga que estende a vida humana, aumenta o conhecimento e o poder mental dos usuários e torna possíveis viagens na velocidade da luz.

Mesmo sabendo que a oportunidade em Arrakis não passa de uma intricada armadilha criada por seus inimigos, o Duque Leto leva seus familiares e seus principais conselheiros para o planeta – o que inclui sua concubina, Lady Jessica; e Paul, seu jovem herdeiro.

Leto assume o controle das minas de melange, que se tornam extremamente perigosas devido à presença dos gigantes Vermes de Areia.

Nesse cenário complicado, uma traição terrível leva Paul e Jessica ao encontro dos Fremen, nativos de Arrakis que vivem no deserto profundo – e muda para sempre a vida dos dois personagens.

Duna deve cobrir em sua trama a primeira metade do livro Frank Herbert. Ainda não se sabe como o resto da história original será dividida em mais dois filmes.

O impressionante elenco de Duna

Duna se destaca por seu impressionante elenco de estrelas, marcado por astros de Hollywood e atores das franquias mais populares da atualidade.

Timothée Chalamet (LadyBird, Me Chame Pelo Seu Nome) interpreta Paul Atreides, o jovem herdeiro da Casa de Atreides, filho do Duque Leto.

Rebecca Ferguson (Missão Impossível: Efeito Fallout) vive Lady Jessica, a mãe de Paul e concubina do Duque Leto. A personagem faz parte da Bene Gesserit, uma irmandade formada por mulheres poderosas.

Oscar Isaac (Star Wars, Cenas de um Casamento) é o Duque Leto Atreides, o pai de Paul e responsável pelo planeta Arrakis.

Josh Brolin, o Thanos do MCU, interpreta Gurney Halleck, o mestre de armas da Casa Atreides e um dos mentores de Paul.

Stellan Skarsgård (Chernobyl, Mamma Mia!) interpreta o Barão Vladimir Harkonnen, o líder da Casa Harkonnen e um dos principais inimigos dos Atreides.

Dave Bautista, famoso por interpretar Drax no MCU, é Glossu Rabban, o sobrinho do Barão Harkonnen.

Zendaya (Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Euphoria), vive Chani, uma jovem do povo Fremen, principal interesse romântico de Paul.

Jason Momoa, o Aquaman dos filmes da DC, interpreta Duncan Idaho, um poderoso espadachim da Casa Atreides.

Javier Bardem (007: Skyfall, Onde os Fracos Não Têm Vez ) vive Stilgar, o líder da tribo dos Fremen em Sietch Tabr.

O elenco de Duna conta também com Stephen McKinley Henderson (Um Limite Entre Nós), David Dastmalchian (O Esquadrão Suicida), Chang Chen (Love and Destiny), Sharon Duncan-Brewster (Sex Education), Charlotte Rampling (Dexter) e Babs Olusanmokun (Black Mirror).

A estreia de Duna nos cinemas

Duna já está em cartaz nos cinemas brasileiros. O filme estreou em 21 de outubro, e promete dominar as sessões do país inteiro.

Nos Estados Unidos, Duna só estreia em 22 de outubro. Ou seja, os fãs brasileiros poderão conferir o longa com antecedência.

O longa só deve estrear no catálogo brasileiro do HBO Max 35 dias após o lançamento nos cinemas. Ou seja, fãs podem esperar pelo filme na plataforma no final de novembro.

Veja abaixo o trailer legendado de Duna.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.