Item perigoso

Como é a arma utilizada por Alec Baldwin e o que são revólveres cenográficos

Arma causou a morte acidental de Halyna Hutchins em set de filme

A arma cenográfica que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza continha uma “única bala de verdade”, conforme a Aliança Internacional de Funcionários de Cinema e Teatro (IATSE). A arma foi empunhada por Alec Baldwin, que a disparou.

Segundo a Variety, o sindicato disse que os membros da equipe no Novo México foram os responsáveis pelos objetos cenográficos, decoração de set, efeitos especiais em Rust e não os membros do sindicato.

“Um único tiro de verdade foi disparado acidentalmente no set pelo ator principal, atingindo a diretora de fotografia Halyna Hutchins, que fazia parte do sindicato, e o diretor Joel Souza”, disse o sindicato aos membros.

“Ambos foram levados às pressas para o hospital. Infelizmente, perdemos a irmã Hutchins, que faleceu com o ferimento”, continua o comunicado.

O que são as armas cenográficas

Armas cenográficas podem ser tanto de brinquedo (ou réplicas), quanto armas de verdade carregadas com balas de festim, que imitam munição de verdade.

As balas de festim são praticamente balas modificadas, que ao invés de usarem projéteis de metal, contam com materiais como algodão, ou pedaços de papel presos à frente.

As balas modernas são compostas de um cartucho, com cápsula contendo a pólvora, quando a arma dispara, ela acende a pólvora, lançando o projétil.

O disparo de uma arma carregada com bala de festim também emite um som bastante alto, além do recuo e luz, o que faz parecer como se fosse disparada uma bala de verdade.

Por enquanto, a morte de Halyna Hutchins segue em investigação.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.