Chocou o Brasil

Como funciona a pena de Suzane Richthofen e quantos anos falta para acabar

Atualmente, protagonista dos filmes do Prime Video está em regime semiaberto

O interesse do público brasileiro pelo Caso Von Richtfhofen foi revivido, graças ao lançamento dos filmes A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais, ambos disponíveis no Amazon Prime Video. Após relembrar os aspectos mais polêmicos dos assassinatos, o público quer saber: até quando Suzane vai continuar presa?

Em outubro de 2002, Suzane von Richthofen orquestrou o crime que chocou o Brasil: o assassinato dos pais Manfred e Marísia. Atualmente presa na Penitenciária Feminina de Tremembé, a criminosa recebeu uma sentença de 40 anos.

Suzane continua presa, diferentemente de Daniel Cravinhos, que já progrediu para o regime aberto. Cristian, por sua vez, também havia contado com a progressão – embora tenha sido mandado de volta à cadeia após ser acusado de agredir uma mulher.

Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a pena de Suzane von Richthofen e até quando a criminosa vai continuar na cadeia.

Quando Suzane será solta?

O julgamento de Suzane von Richthofen só foi concluído em 2006, mas desde 2004 a detenta está presa da Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, mais conhecida como Tremembé II.

Em 2015, pouco mais de 10 anos após o início da pena, Suzane conseguiu a progressão para o regime fechado para o semiaberto.

Presos podem solicitar a progressão para o semiaberto após o cumprimento de um sexto da pena, além de comprovação de bom comportamento.

No regime semiaberto, detentos podem trabalhar ou estudar fora da prisão durante o dia. No entanto, precisam retornar à penitenciária à noite. Os detentos também têm a possibilidade de reduzir o tempo de pena pelo trabalho dentro da cadeia.

Novidades sobre a pena de Suzane von Richthofen foram divulgadas neste ano. Em setembro, Suzane conseguiu uma autorização da Justiça para deixar a prisão e estudar Farmácia na Universidade Anhanguera, em Taubaté.

Segundo o desembargador José Damião Pinheiro Machado, Suzane cumpre os requisitos para estudar fora da cadeia por estar presa há 19 anos, e por “não registrar qualquer falta prisional”.

Antes de iniciar os estudos, Suzane decidiu trocar de curso, e passou a cursar aulas de biomedicina. A detenta terá que utilizar tornozeleira eletrônica na faculdade.

Em junho de 2016, Suzane já havia conseguido o direito de deixar a cadeia e fazer faculdade presencial. No entanto, a detenta não foi autorizada fazer o curso, já que não tinha dinheiro para pagar a mensalidade.

Mas afinal de contas, até quando Suzane von Richthofen vai continuar na cadeia? Tudo indica que a detenta poderá progredir ao regime aberto de pena em meados de 2030. Tudo depende da atuação de sua defesa e das decisões da Justiça.

A Menina Que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais estão disponíveis no Amazon Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.