Como funciona a pena de Suzane Richthofen e quantos anos falta para acabar

Atualmente, protagonista dos filmes do Prime Video está em regime semiaberto

Publicado em 04/10/2021 19:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O interesse do público brasileiro pelo Caso Von Richtfhofen foi revivido, graças ao lançamento dos filmes A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais, ambos disponíveis no Amazon Prime Video. Após relembrar os aspectos mais polêmicos dos assassinatos, o público quer saber: até quando Suzane vai continuar presa?

Em outubro de 2002, Suzane von Richthofen orquestrou o crime que chocou o Brasil: o assassinato dos pais Manfred e Marísia. Atualmente presa na Penitenciária Feminina de Tremembé, a criminosa recebeu uma sentença de 40 anos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Suzane continua presa, diferentemente de Daniel Cravinhos, que já progrediu para o regime aberto. Cristian, por sua vez, também havia contado com a progressão – embora tenha sido mandado de volta à cadeia após ser acusado de agredir uma mulher.

Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a pena de Suzane von Richthofen e até quando a criminosa vai continuar na cadeia.

Quando Suzane será solta?

O julgamento de Suzane von Richthofen só foi concluído em 2006, mas desde 2004 a detenta está presa da Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, mais conhecida como Tremembé II.

Em 2015, pouco mais de 10 anos após o início da pena, Suzane conseguiu a progressão para o regime fechado para o semiaberto.

Presos podem solicitar a progressão para o semiaberto após o cumprimento de um sexto da pena, além de comprovação de bom comportamento.

No regime semiaberto, detentos podem trabalhar ou estudar fora da prisão durante o dia. No entanto, precisam retornar à penitenciária à noite. Os detentos também têm a possibilidade de reduzir o tempo de pena pelo trabalho dentro da cadeia.

Novidades sobre a pena de Suzane von Richthofen foram divulgadas neste ano. Em setembro, Suzane conseguiu uma autorização da Justiça para deixar a prisão e estudar Farmácia na Universidade Anhanguera, em Taubaté.

Segundo o desembargador José Damião Pinheiro Machado, Suzane cumpre os requisitos para estudar fora da cadeia por estar presa há 19 anos, e por “não registrar qualquer falta prisional”.

Antes de iniciar os estudos, Suzane decidiu trocar de curso, e passou a cursar aulas de biomedicina. A detenta terá que utilizar tornozeleira eletrônica na faculdade.

Em junho de 2016, Suzane já havia conseguido o direito de deixar a cadeia e fazer faculdade presencial. No entanto, a detenta não foi autorizada fazer o curso, já que não tinha dinheiro para pagar a mensalidade.

Mas afinal de contas, até quando Suzane von Richthofen vai continuar na cadeia? Tudo indica que a detenta poderá progredir ao regime aberto de pena em meados de 2030. Tudo depende da atuação de sua defesa e das decisões da Justiça.

A Menina Que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais estão disponíveis no Amazon Prime Video.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio