Processo árduo

Duna: Ator se transforma para ser vilão de 300kg

Stellan Skarsgård usa maquiagem e próteses para interpretar o Barão Harkonnen

Duna já está em cartaz nos cinemas brasileiros, e tem tudo para se tornar um dos maiores sucessos do ano. O principal antagonista do longa é o Barão Vladimir Harkonnen, interpretado por Stellan Skarsgård. Para interpretar o assustador vilão, o ator precisou passar por um árduo processo de transformação corporal, marcado por maquiagem pesada e muitas próteses. Afinal de contas, Harkonnen é extraordinariamente grande na obra de Frank Herbert.

Duna – com o título original de Dune: Part 1 – é baseado no livro de mesmo nome lançado por Frank Herbert em 1965. O longa é a segunda encarnação da história para os cinemas, após o filme de David Lynch produzido em 1984, e adapta apenas a primeira metade da trama original.

O elenco de Duna é formado por alguns dos atores mais famosos da atualidade, e conta com Timothée Chalamet, Zendaya, Josh Brolin, Oscar Isaac, Jason Momoa, Rebecca Ferguson, Stellan Skarsgård, Javier Bardem e muito mais.

Em uma entrevista ao site Yahoo! News, Stellan Skarsgård revelou tudo sobre o intenso processo de transformação para interpretar o Barão Harkonnen em Duna; veja abaixo.

A transformação de Stellan Skarsgård em Duna

Para a criação do visual do Barão Harkonnen em Duna, o diretor Dennis Villeneuve e a equipe de produção do longa optaram por não utilizar CGI ou qualquer tipo de truque de imagem. Pelo contrário, o ator Stellan Skarsgård precisou passar horas na sala de maquiagem todos os dias.

Atualmente com 70 anos, Skarsgård contou com uma transformação ainda mais impressionante, já que seu personagem aparece em diversos estágios de nudez durante a trama de Duna.

“O Harkonnen é mais perigoso nu do que em uma armadura. A maldade dele vem de dentro”, comentou o ator.

Para garantir o visual ameaçador do Barão, Skarsgård precisou passar cerca de 6 horas e meia na cadeira de maquiagem – e mais duas horas para retirar as próteses.

A equipe de produção de Duna colou sete próteses diferentes no rosto do ator. Ao todo, o traje especial utilizado pelo astro chegou a pesar quase 40 quilos.

“Não era tão pesado como parecia. Mas arrastar 40 quilos pelo set e tentar atuar de maneira normal é bastante difícil. Você tem que relaxar. Colocar isso em mente, e simplesmente aceitar. Não entrar em pânico e ver os profissionais pintando todas as veias à mão. É realmente fascinante”, elogiou o ator.

Para evitar que Stellan Skarsgård desmaiasse de calor com o peso do traje, a equipe de produção de Duna utilizou um equipamento especial de resfriamento, ligado a um refrigerador portátil que ficava escondido atrás do astro.

“Sem ele, eu teria desmaiado de calor rapidamente. Então, nós usamos um grande tubo acoplado nas minhas costas, que sempre lançava água fria. Parece ridículo, mas me ajudou a sobreviver”, revelou o ator.

Duna já está em cartaz nos cinemas brasileiro; veja abaixo o trailer legendado do longa.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.