Sem spoilers

Duna: O que é importante saber antes de ver o filme

Épico de Dennis Villeneuve tem Timothée Chalamet, Zendaya, Jason Momoa e outros astros no elenco

Um dos lançamentos mais épicos de 2021 acaba de estrear nos cinemas brasileiros: Duna. O filme de Dennis Villeneuve encanta por sua trama eletrizante, impressionantes efeitos especiais e por seu sólido elenco de estrelas. Como o longa adapta um extenso e icônico livro de ficção científica, os espectadores precisam conhecer alguns aspectos essenciais antes de conferir a trama nas telonas.

Duna – com o título original de Dune: Part 1 – é baseado no livro de mesmo nome lançado por Frank Herbert em 1965. O longa é a segunda encarnação da história para os cinemas, após o filme de David Lynch produzido em 1984, e adapta apenas a primeira metade da trama original.

O elenco de Duna é formado por alguns dos atores mais famosos da atualidade, e conta com Timothée Chalamet, Zendaya, Josh Brolin, Oscar Isaac, Jason Momoa, Rebecca Ferguson, Stellan Skarsgård, Javier Bardem e muito mais.

O site Digital Spy revelou tudo que os fãs devem saber antes de assistir Duna nos cinemas; confira abaixo os pontos mais importantes.

A importância de Paul Atreides em Duna

Assim como Star Wars e outras populares franquias do cinema, a trama de Duna conta com um jovem protagonista que tenta lidar com um destino que não entende completamente, enquanto se rebela contra um império de terríveis intenções. Paul Atreides, o personagem principal do filme, ganha vida pela interpretação de Timothée Chalamet.

À medida que amadurece, o personagem de Timothée Chalamet se estabelece como um messias cósmico, uma característica bastante particular entre os protagonistas de famosas séries de ficção científica.

Diferentemente do Luke Skywalker de Star Wars ou do Ender de Ender’s Game, Paul não embarca na jornada de herói como um jovem inocente: ele responde ao chamado da aventura já suspeitando das armadilhas e perigos à frente.

O principal desenvolvimento da trama do personagem acontece quanto Paul se junta ao povo Fremen no deserto de Duna, e passa a desenvolver suas habilidades físicas e mentais, tornando-se assim uma espécie de salvador – mas essa parte da história só deve ser abordada nos próximos filmes.

O extravagante mundo de Duna

A trama de Duna é ambientada em um futuro distante da humanidade, no qual computadores e tecnologias de inteligência artificial são completamente banidos.

Com a proibição das “máquinas de pensar”, a evolução humana ocupa a lacuna deixada pelo vácuo tecnológico. A sociedade retorna a um sistema de castas feudais, no qual cada planeta conta com um governante diferente, sob a supervisão do Imperador Padasha.

Além disso, poderosas guildas controlam o comércio, as viagens especiais e a vida planetária, continuando a servir como “guias para a evolução da raça humana”.

Tudo isso é possível graças ao melange, também conhecido como “tempero”, uma substância raríssima que estende a vida humana e aumenta o poder mental dos usuários. Ela também permite que os Navegadores da Guilda do Espaço viajem entre planetas na velocidade da luz.

O melange também ajuda os Mentats – computadores humanos – com seus feitos de lógica. Além disso, a substância oferece às integrantes da Bene Gesserit a energia necessária para o intenso treinamento físico e mental.

Envolta em mistério, a Bene Gesserit é uma ordem matriarcal formada apenas por mulheres. O objetivo da irmandade é supervisionar o programa de cruzamento para a criação Kwisatz Haderach, um ser masculino super-humano com a habilidade de “ver através do tempo”.

A trama de Duna

A trama de Duna aborda apenas a primeira metade do livro de Frank Herbert, e estabelece conceitos importantes para a continuação da trilogia.

A história do filme começa quando o Duque Leto Atreides aceita administrar o perigoso planeta desértico Arrakis, mais conhecido como Duna – a principal fonte de melange do universo.

Mesmo sabendo que a oportunidade em Arrakis não passa de uma intricada armadilha criada por seus inimigos, principalmente os integrantes da Casa Harkonnen, o Duque Leto leva seus familiares e seus principais conselheiros para o planeta – o que inclui sua concubina, Lady Jessica; e Paul, seu jovem herdeiro.

Leto assume o controle das minas de melange, que se tornam extremamente perigosas devido à presença dos gigantes Vermes de Areia.

Nesse cenário complicado, uma traição terrível leva Paul e Jessica ao encontro dos Fremen, nativos de Arrakis que vivem no deserto profundo – e muda para sempre a vida dos dois personagens.

Junto com os nômades do planeta, Paul conhece Chani, uma jovem que se estabelece como seu principal interesse romântico. O protagonista também aprende a lidar com as intempéries do deserto e resistir às duras condições do planeta, evoluindo fisicamente e mentalmente.

Duna já está em cartaz nos cinemas brasileiros; confira abaixo o trailer do longa.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.