Publicidade

Anunciado

Filme ovacionado por 10 minutos em Veneza vai representar o Brasil no Oscar

Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolheu Deserto Particular para disputa do Melhor Filme Internacional em 2022

Publicado por Bruno Tomé

15/10/2021 14:13

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolheu Deserto Particular para representar o Brasil na disputa para Melhor Filme Internacional do Oscar 2022. O longa teve destaque quando foi exibido no Festival de Veneza, sendo ovacionado por 10 minutos.

O filme escolhido tem a direção de Aly Muritiba. O cineasta tem no currículo trabalhos como Para minha amada morta (2015), Ferrugem (2018) e a série Caso Evandro, do Globoplay.

Deserto Particular conta a história de Daniel (Antonio Saboia). O personagem é um policial exemplar que por um erro pode perder a carreira. Ele deixa Curitiba para ir ao sertão baiano conhecer uma mulher com quem se relaciona virtualmente.

Antes da escolha, o longa foi exibido na mostra paralela do Festival de Veneza, Venice Days. Com a exibição, Deserto Particular ganhou prêmio do público, Premio Del Pubblico BNL.

“Hoje a gratidão é enorme e é direcionada a muitas e muitos que me ajudaram a fazer esse filme, mas antes de tudo ela é direcionada ao Henrique (dos Santos, co-roteirista). Sem você meu bom, sem teu sopro inicial, essa história não teria sido escrita. Viva àqueles que escrevem/descrevem, viva àqueles que trocam/tocam, ensinam/aprendem. Viva a palavra escrita/descrita filmada”, celebrou o diretor no Instagram.

É nessa publicação que Muritiba conta ainda que Deserto Particular foi ovacionado por 10 minutos no Festival de Veneza. Confira abaixo.

Deserto Particular supera filme aclamado da Netflix

A disputa para representar o Brasil no Oscar 2022 estava acirrada. Além de Deserto Particular, a lista tinha ainda 7 Prisioneiros.

Assim como o longa escolhido, o filme da Netflix foi aclamado no Festival de Veneza, vencendo dois prêmios na edição de 2021. Além disso, antes de chegar na plataforma, 7 Prisioneiros conseguiu a nota de 92% no Rotten Tomatoes.

O longa, da mesma forma, era colocado por veículos internacionais como um dos possíveis finalistas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O filme da Netflix trouxe Christian Malheiros e Rodrigo Santoro no elenco. 7 Prisioneiros chega na plataforma em 11 de novembro.

Os longas concorriam com outros 13 títulos. Agora, Deserto Particular participa de fases eliminatórias do Oscar 2022, até que sejam definidos os finalistas da categoria.

Deserto Particular deve chegar em breve nos cinemas. O Oscar 2022 acontece em 27 de março.

Veja abaixo o trailer do filme escolhido para representar o Brasil na disputa.

Publicidade