Netflix lança filme de suspense com tema LGBTQ

A produção polonesa Entre Frestas aborda um assunto delicado da vida real

Publicado em 11/10/2021 20:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com o Halloween cada vez mais próximo, a Netflix investe pesado no lançamento de filmes de suspense e terror. Também visando um aumento na representatividade e diversidade, a plataforma se prepara para lançar Entre Frestas, um aguardado thriller com temática LGBTQ+. A produção polonesa acompanha a história de um detetive em busca de um serial killer que só mata homens gays.

Embora conte uma trama fictícia, o filme é ambientado em meio a uma operação real organizada pelas autoridades polonesas nos anos 80. Batizada de “Operação Jacinto”, o esquema acumulou informações sobre milhares de homens gays, com o objetivo de usá-las como chantagem.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O longa também aborda a luta pelos direitos LGBTQ+ na Polônia, que até hoje é um dos países mais homofóbicos da Europa.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre Entre Frestas na Netflix e suas inspirações reais.

Tudo sobre Entre Frestas na Netflix

“Insatisfeito com o resultado de uma investigação de assassinato, um jovem policial tenta descobrir a verdade”, afirma a sinopse oficial de Entre Frestas, divulgada pela Netflix.

A trama do longa é ambientada em 1985, em pleno regime comunista. À medida que a trama progride, o protagonista Robert passa a ter a vida pessoal afetada por suas investigações.

Mesmo assim, o personagem faz de tudo para descobrir a identidade de um misterioso serial killer, que tem como alvo homens gays de Varsóvia.

Entre Frestas mistura de maneira excelente os gêneros de filmes policiais e obras noir, antes de se tornar uma história de autodescobrimento, sobre o amor proibido que floresce em meio à violência do estado”, afirmou uma resenha do site polonês Onet.

Mesmo sendo ambientado há quase 40 anos atrás, o filme reflete a realidade atual da Polônia, na qual a população LGBTQ+ é extremamente perseguida.

“É difícil resistir à impressão que a realidade antiga mostrada no filme corresponde com o que acontece em nosso país atualmente”, comenta o site.

O partido que comanda o governo polonês faz parte de uma expressiva onda anti-LGBTQ+, vista principalmente no leste europeu. Por causa disso, a Polônia recebeu o incômodo título de “pior país da União Europeia para as pessoas LGBTQ+” nos últimos dois anos.

Na vida real, a Operação Jacinto foi lançada em 1985. Nela, autoridades do regime comunista coletaram informações sobre cerca de 11 mil homens gays. As razões oficiais citadas pelo governo foram o “combate aos crimes” (como a prostituição) e a luta contra a AIDS.

Mas na verdade, o objetivo dessa operação era simplesmente chantagear homens gays com informações sobre suas vidas pessoais, além de forçá-los a cooperar com as autoridades do governo.

Na Netflix, o elenco de Entre Frestas tem Tomasz Ziętek como o protagonista Robert. O filme conta também com Hubert Milkowski, Marek Kalita, Adrianna Chlebicka, Tomasz Schuchardt, Sebastian Stankiewicz, Jacek Poniedzialek, Piotr Trojan, Agnieszka Suchora, Tomasz Włosok, Miroslaw Zbrojewicz e Andrzej Klak.

Entre Frestas estreia na Netflix em 13 de outubro (quarta-feira). Veja abaixo o trailer do longa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio