História real

Netflix tem filme de terror assustador com ator da Marvel e estrela brasileira

O Ritual traz Anthony Hopkins, Colin O’Donoghue e Alice Braga em trama de exorcismo

Em pleno mês de Halloween, a Netflix se esforça para lançar ótimos filmes de terror a cada semana. Recentemente, a plataforma disponibilizou em seu catálogo o arrepiante O Ritual, que se destaca por trazer uma trama de exorcismo bem diferente – baseada em uma história real. Um dos principais trunfos do longa é seu grande elenco, que conta com Anthony Hopkins; o Odin da Marvel, e a atriz brasileira Alice Braga (O Esquadrão Suicida).

Lançado originalmente em 2011, O Ritual é uma produção de Mikael Håfström (1408) e Michael Petroni (Rainha dos Condenados). A trama do longa é levemente baseada no livro “The Rite: The Making of a Modern Exorcism” (O Ritual: A Criação de um Exorcismo Moderno), que por sua vez é inspirado em eventos reais, contados pelo padre exorcista Gary Thomas.

Embora não tenha feito sucesso com a crítica especializada (com apenas 31% de aprovação no Rotten Tomatoes), O Ritual conquistou fãs de terror e garantiu uma bilheteria sólida com exibições internacionais.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama e o elenco de O Ritual na Netflix.

A trama sinistra de O Ritual na Netflix

A trama de O Ritual começa com o jovem diácono Michael Kovak prestes a perder a fé. Após anos estudando os dogmas católicos, o personagem passa a reconsiderar todas as suas crenças.

O protagonista pensa em abandonar o seminário e o sonho de ser padre, mas sob os conselhos de seu mentor, o Padre Matthew, aceita com relutância estudar o rito do exorcismo no Vaticano.

Sem acreditar na existência de Deus ou do Diabo, o cético Kovak cruza o caminho do Padre Lucas, um exorcista veterano com métodos nada ortodoxos. O seminarista decide acompanhá-lo no processo de “purificação” de Rosaria, uma adolescente de 16 anos supostamente possuída por um demônio.

Mesmo após testemunhar eventos estranhos e sentir a presença de forças sobrenaturais, Michael continua a questionar tudo que vê.

No entanto, coisas cada vez mais bizarras passam a acontecer, e de repente, o protagonista percebe que a razão e a ciência são insuficientes para racionalizar o poder e a influência das forças demoníacas.

“A batalha contra um exército invisível da escuridão exige coragem e fé inabaláveis. Será que o ceticismo de Michael conseguirá protegê-lo do próprio Diabo?”, questiona a sinopse de O Ritual.

O elenco de O Ritual – Com Anthony Hopkins

Como já citamos, O Ritual conta com um excelente elenco, formado por icônicos atores e atrizes de cinema e TV.

O protagonista Michael Kovak é interpretado por Colin O’Donoghue. O ator e músico irlandês é mais conhecido por sua performance como o Capitão Gancho na série Once Upon a Time.

Anthony Hopkins vive o Padre Lucas Trevant, um exorcista veterano que introduz Kovak aos mistérios demoníacos. Hopkins é considerado um dos melhores atores da história do cinema, e conta com excelentes atuações em filmes como O Silêncio dos Inocentes e Thor, além da série Westworld.

A atriz brasileira Alice Braga, que recentemente interpretou Sol Soria em O Esquadrão Suicida, vive Angelina Vargas. A personagem é uma jornalista que cobre o curso de exorcismo e se envolve na jornada de Michael Kovak.

Toby Jones, famoso por viver o vilão Arnim Zola no MCU, interpreta o Padre Matthew, o principal mentor do protagonista Kovak.

Ciarán Hinds, de Harry Potter, Game of Thrones e O Fantasma da Ópera, vive o Padre Xavier, o professor de exorcismo responsável pelo curso no Vaticano.

Rutger Hauer (Batman Begins, Sin City: A Cidade do Pecado) é István Kovak, o dono de uma funerária de sucesso e pai do protagonista Michael.

Maria Gastini (Borgia) interpreta Rosaria, a adolescente italiana supostamente possuída por uma entidade demoníaca.

O elenco de O Ritual conta também com Maria Grazia Cucinotta (Família Soprano), Chris Marquette (Freddy vs. Jason), Torrey DeVitto (The Vampire Diaries) e Marija Karan (The Fourth Man).

O Ritual já está disponível no catálogo brasileiro da Netflix. Como o longa não é uma produção original da plataforma, pode deixar o streaming em alguns meses.

Veja abaixo o trailer legendado de O Ritual.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.