Publicidade

Alerta de spoilers

O Fio Invisível: Explicamos o final de confuso filme da Netflix

Encerramento do longa vem deixando os espectadores encucados

Publicado por Victor Carvalho

14/10/2021 18:30

Contém spoilers

Aqui está uma explicação sobre o final de O Fio Invisível, confuso longa-metragem da Netflix.

O Fio Invisível é um filme americano-chileno dirigido por Claudia Llosa. O suspense é baseado no romance de Samanta Schweblin e é uma adaptação bastante fiel do material original.

Sem mais delongas, continue lendo para conferir o que acontece no encerramento de O Fio Invisível, da Netflix (via Ready Steady Cut).

Final explicado

Amanda (Maria Rodriguez) é uma jovem mãe que leva sua filhinha, Nina, que sempre carrega sua toupeira de pelúcia, para passar férias no interior do Chile.

Ela recebe as boas-vindas de uma vizinha, que acaba revelando todos os seus problemas para ela.

Notavelmente, sobre seu filho Davi, um menino estranho e estoico que sofre de isolamento social por causa da estranha falta de crianças na cidade. Sua mãe o chama de “monstro” e tem medo dele.

Ela conta a Amanda como Davi ficou doente depois de brincar em um riacho perto de sua casa de fazenda, onde criavam cavalos de corrida premiados quando ele tinha apenas três anos de idade.

Com seu marido Omar desaparecido, ela teve que pegar um barco e descer o rio até uma mulher em uma estufa.

Ela é uma espécie de curandeira. Davi assumiu outro ser e está tentando se separar de si mesmo. Em outras palavras, sua alma não quer mais morar lá. Um caso de transmigração (passagem de um ser ou alma para outro).

Quando Davi sai da sala dos fundos da estufa, ele está enlameado e ensanguentado. Carola sabe, olhando para ele, que não é seu filho.

O filme começa com Amanda conversando com Davi enquanto ela sonha febrilmente. O isolamento provocou isso? Não. Acontece que o Chile tem uma das indústrias de pesticidas mais descontroladas do mundo.

No fundo, basicamente, você vê os fazendeiros jogando baldes do veneno ao redor dos campos dourados de trigo que cercam a propriedade alugada de Amanda.

O grão está sempre encharcado de orvalho, mas nunca chove. A pobre Nina está correndo em volta do campo de veneno há semanas. Sem mencionar que a água está cheia de toxinas.

Elas ficam doentes. E enquanto Amanda tenta escapar com Nina, em um sonho febril de paranoia, ela para em um semáforo apenas para ver um grupo de crianças passar no meio da noite.

Todas elas têm deformidades, presumivelmente da indústria não regulamentada de toxinas. Dali, Amanda sai do carro, desmaia e acorda em um hospital, onde morre mais tarde.

O que aconteceu com Nina? Carla sussurrou no ouvido de Amanda na UTI que sua filha estava doente e que devia levá-la para a senhora na estufa. Amanda se opõe, mas é tarde demais. Uma transmigração já está em andamento.

Meses depois, com Nina agora com seu pai após perder sua mãe, Marco visita Carola, Omar e David em seus estábulos. Descobre que Carola foi embora. Omar não tem ideia de para onde ela foi. Marco pergunta a Omar se ele sabe o que aconteceu. Nina está agindo de forma estranha em casa.

Quando Davi aparece, ele não diz nada, mas olha para Marco com alegria. Ele sai correndo de casa enquanto Omar grita com ele. Ambos o encontram na parte de trás do carro de Marco, o mesmo que Amanda estava dirigindo, e ele não quer sair.

Parece que ele está animado para ir embora. Marco grita com ele para sair, mas ele não sai. Omar começa a tirá-lo à força, e Davi se estende para o amado bichinho de pelúcia de Nina, sentado no banco de trás. Marco vai embora, e Davi parece desanimado – como se ele estivesse preso lá para sempre.

Parece haver apenas uma interpretação aqui. A alma de Nina deixou seu corpo e agora está no de Davi. Nina, presa dentro do corpo de Davi, acha que seu pai voltou para buscá-la.

É por isso que pulou no banco de trás, onde Nina sempre se senta. É por isso que pegou o brinquedo amado de Nina. Ela está segura, saudável e viva no corpo de Davi.

No Brasil, O Fio Invisível está agora disponível na Netflix.

Publicidade