Detalhe importante

Alerta Vermelho: Lenda sobre sala secreta de Hitler existe na vida real

Mostrado na Netflix, Bunker repleto de artefatos nazistas foi encontrado em 2017

Em Alerta Vermelho, os protagonistas de Gal Gadot, Dwayne Johnson e Ryan Reynolds viajam pelo mundo em busca do terceiro Ovo de Cleópatra. Uma das paradas do trio é na Argentina, onde o artefato estava escondido em um bunker secreto de Hitler – que existe na vida real. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre essa história.

Os Ovos de Cleópatra chamaram a atenção de muitos espectadores da Netflix em Alerta Vermelho, mas não existem na vida real. Na verdade, os artefatos foram criados especialmente para o longa da plataforma.

Mas o esconderijo dos artefatos na Argentina é real, e foi encontrado pela polícia do país em 2017, em uma das maiores apreensões de artefatos nazistas dos últimos anos.

Após a Segunda Guerra Mundial, muitos nazistas do alto escalão escaparam para a Argentina, onde esconderam suas identidades e viveram o resto de seus dias longe do alcance das autoridades.

Bunker nazista de Alerta Vermelho na Argentina

Em 2017, uma enorme quantidade de artefatos nazistas – incluindo uma fotografia de Adolf Hitler e um sinistro instrumento de medição cranial – foi encontrada em um bunker secreto em Buenos Aires, e se tornou a maior apreensão do tipo da história da Argentina.

A polícia argentina, em parceria com a Interpol, vasculhou a casa de um colecionador de antiguidades no subúrbio de Béccar, onde encontrou uma passagem secreta e uma sala escondida com aproximadamente 75 objetos nazistas.

Entre os artefatos, destacam-se diversas lunetas encravadas com suásticas, que de acordo com uma fotografia, foram usadas pelo próprio Hitler.

Nestor Roncaglia, o chefe nacional da polícia da Argentina, contou também que a coleção inclui um instrumento médico utilizado para medir o tamanho de crânios – fator utilizado pelos nazistas para determinar a “pureza racial” das pessoas.

Investigações sobre a origem dos itens e como eles chegaram à Argentina ainda não terminaram, mas especialistas têm uma boa ideia sobre o que pode ter acontecido.

À medida que a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim e a derrota dos nazistas se tornava iminente, os ratos começavam a abandonar o navio. A Argentina se tornou um dos principais destinos para os criminosos, e serviu como “tábua de salvação” para algumas das figuras mais sinistras do Terceiro Reich.

Oficiais de alto escalão, como Josef Mengele – um médico de campos de concentração conhecido por seus experimentos terríveis em judeus e pela alcunha Anjo da Morte – e Adolf Eichmann (o principal responsável pelos campos) fugiram para o país ao final do conflito.

Vale lembrar que a Argentina manteve relações relativamente amigáveis com o regime de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, o que indica que os artefatos encontrados foram levados ao país pelos próprios nazistas fugitivos.

“Eles claramente trouxeram artefatos que eram importantes para o regime nazista”, afirmou Dr. Wesley Fisher, Diretor de Pesquisa do Centro de Conferência dos Bens de Judeus Apreendidos pela Alamanha Nazista.

Alerta Vermelho continua disponível no catálogo da Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.