Netflix

Como TikTok está fazendo Crepúsculo ter sucesso de novo

Entre 2008 e 2012, Crepúsculo dominou completamente as bilheterias mundiais e se estabeleceu como uma das franquias mais lucrativas de todos os tempos. Quase 10 anos após o lançamento de Amanhecer Parte 2, a saga aproveita um renascimento de sua popularidade, graças a memes nas redes sociais e vídeos no TikTok. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre o “Twilightcore”.

A presença da fanbase de Crepúsculo na internet continua forte, e fez um ótimo trabalho ao desenvolver diversas subculturas próprias. Originalmente, os fãs da franquia dominavam plataformas como o Tumblr, e hoje em dia, são mais encontrados no Twitter e TikTok.

No TikTok, por exemplo, vídeos com a hashtag #twilight superaram mais de 10 bilhões de visualizações no TikTok. Já #twilightmemes se aproxima das 45 milhões de visualizações, e #twilightrenaissance chega a 400 milhões.

O site Insider analisou o crescimento recente da popularidade da saga Crepúsculo nas redes sociais; confira abaixo.

O sucesso de Crepúsculo no TikTok

No TikTok, o conteúdo relacionado à saga Crepúsculo representa um subgênero próprio, com criadores que dedicam contas inteiras a vídeos sobre a saga.

A cosplayer @maryalicebrandon, por exemplo, já conta com mais de meio milhão de seguidores com vídeos sobre a personagem Alice. A influencer produz vídeos de comédia sobre a saga dos vampiros, e garante mais de 12 milhões de curtidas em seu conteúdo viral.

Já Yasmine Sahid, que também é famosa no TikTok, conseguiu 50 milhões de curtidas em seus vídeos e cerca de 1 milhão de seguidores – tudo com sua imitação hilária do personagem Jasper Cullen.

Até mesmo celebridades da internet entraram na onda. A influencer Trisha Paytas, com mais de 6.4 milhões de seguidores no TikTok e 5 milhões no YouTube, postou em suas contas diversos vídeos sobre Crepúsculo.

Nos vídeos, Trisha Paytas aparece se vestindo como Bella e imitando os maneirismos inconfundíveis da personagem de Kristen Stewart, além de filmar o noivo Moses Hacmon caracterizado como Jacob e Edward.

A cena do “baseball dos vampiros”, que acontece no primeiro filme da saga Crepúsculo, também se tornou uma fonte inesgotável de memes no TikTok. A hashtag #twilightbaseball já ultrapassa 250 milhões de visualizações, e o tema da cena – “Super Massive Black Hole”, da banda Muse – foi usado em mais de 400 mil vídeos.

Crepúsculo também influencia a estética dos usuários do TikTok. Um dos filtros da plataforma (Dazzling Look), foi apelidado de “o filtro dos Cullen”. Usuários da rede social perceberam rapidamente que o efeito simula a aparência dos vampiros da franquia – com a pele brilhante e olhos amarelados.

Além disso, muitos usuários do TikTok utilizam Crepúsculo como inspiração pessoal de moda. O estilo frio e pouco colorido das roupas de Bella e dos outros personagens ganhou a alcunha de #twilightcore, e já acumula mais de 18 milhões de visualizações na rede social.

Todos os filmes da saga Crepúsculo continuam disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.