Thriller histórico

Elogiado, filme sombrio sobre investigação real está na Netflix

A Sombra de Stalin tem trama chocante ambientada na União Soviética

Se você curte thrillers misteriosos inspirados em eventos da vida real, A Sombra de Stalin é uma excelente sugestão. O longa disponível na Netflix acompanha a história de um jornalista que viaja à União Soviética para retratar os efeitos terríveis do Holodomor – um período de fome devastadora que matou milhões de pessoas no regime comunista.

Lançado em 2019 com o título de “Mr. Jones” (Sr. Jones), o longa é uma produção conjunta entre a Ucrânia e o Reino Unido, com Agnieszka Holland e uma famosa atriz da Netflix em um dos papéis principais.

A Sombra de Stalin fez muito sucesso com a crítica especializada, e foi selecionado para competir pelo Urso de Ouro na 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. No Rotten Tomatoes, o longa garantiu 86% de aprovação.

Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama e o elenco de A Sombra de Stalin na Netflix; confira.

Conheça A Sombra de Stalin na Netflix

A trama Sombra de Stalin começa em 1933 e introduz ao público o protagonista Gareth Jones, um jovem jornalista que ganha um certo renome ao entrevistar Adolf Hitler.

Graças à sua conexão com Lloyd George, o ex-Primeiro Ministro Britânico, Gareth consegue uma permissão especial para viajar à União Soviética, com a intenção de entrevistar Stalin e entender melhor a expansão da economia e o aparente sucesso do plano de desenvolvimento de 5 anos.

Ao chegar à União Soviética, Jones deveria ficar confinado em Moscou, mas acaba descendo do trem e viajando clandestinamente para a Ucrânia em busca de evidências do Holodomor.

O jornalista se depara com um cenário arrasado de vilas esvaziadas, pessoas morrendo de fome, canibalismo e a violenta coleta de grãos feita pelo Estado.

Em seu retorno à Inglaterra, o jornalista luta para que a mídia e o governo levem seus relatos à sério. O filme representa a corajosa jornada de Gareth para mostrar a verdade no centro de uma das ditaduras mais severas da história da humanidade.

O elenco de A Sombra de Stalin na Netflix

O elenco de A Sombra de Stalin é liderado por James Norton no papel de Gareth Jones. O ator é conhecido por performances em Black Mirror, The Nevers e Vozes e Vultos.

Vanessa Kirby, de The Crown, Hobbs & Shaw e Pieces of a Woman, vive Ada Brooks, uma jovem jornalista que também se envolve na jornada de Gareth.

Peter Sarsgaard (O Preço de uma Verdade, A Órfã) interpreta Walter Duranty, outro jornalista que cobre eventos importantes entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Kenneth Cranham (Malévola) é David Lloyd George, o ex-Primeiro Ministro Britânico que auxilia Gareth em sua jornada para Moscou.

O elenco de A Sombra de Stalin conta também com Joseph Mawle (Game of Thrones), Krzysztof Pieczyńsk (Jack Strong), Beata Pózniak (Philly), Fenella Woolgar (Judy), Marcin Czarnik (Son of Saul) e Matthew Marsh (A Dama de Ferro).

A Sombra de Stalin está disponível no catálogo brasileiro da Netflix; veja abaixo o trailer.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.