Críticas

Fãs acusam Um Match Surpresa de preconceito como em Os Simpsons

Comédia romântica está no catálogo da Netflix

Um personagem de Um Match Surpresa está dando o que falar, com internautas apontando que sua representação é “preconceituosa”. A situação é comparada com a de Apu, de Os Simpsons.

Em Um Match Surpresa, Jimmy O. Yang interpreta Josh Lin, um personagem com bastante destaque na trama.

O problema é que, na visão de algumas pessoas, ele é abordado de uma maneira bastante problemática, com sua representação sendo carregada de estereótipos asiáticos.

Isso incomodou muitos espectadores, principalmente os que são de origem asiática. No Twitter, algumas críticas foram feitas a respeito disso.

Críticas à representação do personagem

Uma internauta tuitou: “Quando você vir não-asiáticos elogiando Jimmy O. Yang, lembre-se que essas mesmas pessoas ‘gostavam’ de Apu em Os Simpsons. Elas ‘gostam’ da representação terrível de asiáticos.”

“Jimmy O. Yang interpretando o estereotipado perdedor nerd asiático não melhora as coisas para os nerds asiáticos. Mesmo com o final feliz, isso reforça os estereótipos”, criticou outro usuário da rede social.

Uma pessoa chamou a atenção da Netflix quanto ao marketing de Um Match Surpresa: “Querida Netflix. Atualize seus vídeos promocionais para incluir Jimmy O. Yang. Nina Dobrev é ótima, mas o interesse amoroso não é um homem asiático-americano? O filme seria tão bom sem Jimmy O. Yang? Não.”

Outra fã foi um pouco mais positiva em relação ao longa: “Deixando de lado o estereótipo de que os homens asiáticos ‘nerds’ não podem ser atraentes, Um Match Surpresa é uma das melhores comédias românticas da Netflix. Os protagonistas têm muita química.”

Essa mesma fã acrescentou, no entanto: “Um Match Surpresa é muito fofo até o momento em que Natalie vê o verdadeiro Josh. Nós esperamos que ela fique chocada e chateada, mas é meio estranho. Por que Josh tinha que ser asiático? O que eles estavam tentando dizer?”

Um Match Surpresa está disponível pela Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.