No streaming

Filme de suspense baseado em perturbador caso real está na Netflix

A produção polonesa aborda um assunto delicado da vida real

A Netflix investe pesado no lançamento de filmes de suspense e terror. Também visando um aumento na representatividade e diversidade, a plataforma lançou Entre Frestas, um thriller com temática LGBTQ+. A produção polonesa acompanha a história de um detetive em busca de um serial killer que só mata homens gays.

Embora conte uma trama fictícia, o filme é ambientado em meio a uma operação real organizada pelas autoridades polonesas nos anos 80. Batizada de “Operação Jacinto”, o esquema acumulou informações sobre milhares de homens gays, com o objetivo de usá-las como chantagem.

O longa também aborda a luta pelos direitos LGBTQ+ na Polônia, que até hoje é um dos países mais homofóbicos da Europa.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre Entre Frestas na Netflix e suas inspirações reais.

Tudo sobre Entre Frestas na Netflix

“Insatisfeito com o resultado de uma investigação de assassinato, um jovem policial tenta descobrir a verdade”, afirma a sinopse oficial de Entre Frestas, divulgada pela Netflix.

A trama do longa é ambientada em 1985, em pleno regime comunista. À medida que a trama progride, o protagonista Robert passa a ter a vida pessoal afetada por suas investigações.

Mesmo assim, o personagem faz de tudo para descobrir a identidade de um misterioso serial killer, que tem como alvo homens gays de Varsóvia.

“Entre Frestas mistura de maneira excelente os gêneros de filmes policiais e obras noir, antes de se tornar uma história de autodescobrimento, sobre o amor proibido que floresce em meio à violência do estado”, afirmou uma resenha do site polonês Onet.

Mesmo sendo ambientado há quase 40 anos atrás, o filme reflete a realidade atual da Polônia, na qual a população LGBTQ+ é extremamente perseguida.

“É difícil resistir à impressão que a realidade antiga mostrada no filme corresponde com o que acontece em nosso país atualmente”, comenta o site.

O partido que comanda o governo polonês faz parte de uma expressiva onda anti-LGBTQ+, vista principalmente no leste europeu. Por causa disso, a Polônia recebeu o incômodo título de “pior país da União Europeia para as pessoas LGBTQ+” nos últimos dois anos.

Na vida real, a Operação Jacinto foi lançada em 1985. Nela, autoridades do regime comunista coletaram informações sobre cerca de 11 mil homens gays. As razões oficiais citadas pelo governo foram o “combate aos crimes” (como a prostituição) e a luta contra a AIDS.

Mas na verdade, o objetivo dessa operação era simplesmente chantagear homens gays com informações sobre suas vidas pessoais, além de forçá-los a cooperar com as autoridades do governo.

Na Netflix, o elenco de Entre Frestas tem Tomasz Ziętek como o protagonista Robert. O filme conta também com Hubert Milkowski, Marek Kalita, Adrianna Chlebicka, Tomasz Schuchardt, Sebastian Stankiewicz, Jacek Poniedzialek, Piotr Trojan, Agnieszka Suchora, Tomasz Włosok, Miroslaw Zbrojewicz e Andrzej Klak.

Entre Frestas está na Netflix. Veja abaixo o trailer do longa.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.