Sem spoilers

Grande estreia do Prime Video, filme de ação é chamado de cópia de John Wick

Coquetel Explosivo é criticado por se inspirar demais em outros longas do gênero

Lançado para dar o pontapé inicial em uma franquia de sucesso, o filme Coquetel Explosivo (Gunpowder Milkshake) falhou em conquistar a crítica especializada. A grande estreia do Prime Video garantiu apenas 58% de aprovação no Rotten Tomatoes, e foi comparado – de maneira desfavorável – a sucessos como John Wick.

A trama de Coquetel Explosivo trata da história de três gerações de assassinas profissionais – notadamente uma dupla de mãe e filha formada por Lena Headey e Karen Gillan, a Nebulosa do MCU.

“Em uma noite particular, elas lutam para interromper o vicioso ciclo de violência que assombrou suas vidas”, afirma a sinopse da produção.

O site Polygon explicou por que o filme do Prime Video foi chamado de “cópia de John Wick”; veja e tire suas próprias conclusões.

Cópia de John Wick e falso feminismo – As críticas de Coquetel Explosivo

“Coquetel Explosivo parece um filme produzido em laboratório ou por algum algoritmo, uma junção básica de elementos criados para agradar todo mundo”, afirma a coluna de Roxana Hadadi no site Polygon.

Segundo a publicação, nem mesmo o elenco competente da produção (especialmente Lena Headey, a Cersei de Game of Thrones) e algumas eletrizantes sequências de ação são suficientes para salvar Coquetel Explosivo de sua trama previsível e derivativa.

A crítica afirma que o longa de Navot Papushado tenta emular o estilo visual de cineastas como Nicolas Winding Refn ou o ritmo neo-noir dos filmes de Michael Mann, mas falha em ambos os aspectos.

“É difícil diferenciar o estilo particular do diretor, já que Coquetel Explosivo é como uma mistura dos clichês de outros cineastas, como a câmera lenta de Zack Snyder e os snap-zooms de JJ Abrams”, comenta o site.

Um dos maiores problemas de Coquetel Explosivo é seu dito caráter feminista. O longa falha em trabalhar com profundidade suas personagens femininas, e seu roteiro nunca deixa claro o que todas essas figuras têm em comum – além do gênero.

“O filme faz o mínimo para agradar uma audiência moderna, e embora faça algumas escolhas estéticas inteligentes, nada traz um tom singular que o longa familiar como esse precisa”, comenta o site.

Sejamos sinceros: o estilo de Coquetel Explosivo é extremamente familiar, claramente inspirado na franquia John Wick e em filmes como Atômica (com o qual compartilha o designer de produção, diretor de arte e decorador de set).

O problema é que o filme não faz nada para superar essas influências e apresentar algo novo ao público.

“A partir de que ponto uma homenagem se torna imitação pura? E a que ponto a imitação deixa de ser divertida? Coquetel Explosivo tem a resposta errada para todas essas questões”, explica a crítica.

O fato de Coquetel Explosivo não abordar seus ditos temas feministas com profundidade e sinceridade não é exatamente uma surpresa, afinal de contas, os principais responsáveis pelo filme são homens.

Mesmo assim, alguns aspectos divertidos do filme podem agradar espectadores menos exigentes. A luta no consultório do dentista, especialmente, é uma ótima sequência de ação.

Coquetel Explosivo está disponível no catálogo brasileiro do Amazon Prime Video; confira abaixo o trailer.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.