Polêmica

Herdeiros reclamam de Casa Gucci e ameaçam ação contra o filme

Em nota para imprensa, família critica como personagens são construídos em longa de Ridley Scott com Lady Gaga

Os herdeiros de Aldo Gucci, presidente da marca de luxo entre 1953 e 1986, divulgaram nota na imprensa italiana reclamando do filme Casa Gucci, estrelado por Lady Gaga. A principal foi crítica foi sobre a representação dos personagens, considerada ofensiva.

“Os produtores do filme não consultaram a família antes de descreverem Aldo Gucci e outros membros como criminosos, ignorantes e insensíveis com o mundo ao redor deles”, começa a nota.

Os herdeiros consideram que o filme com Lady Gaga é “doloroso” para os herdeiros da Gucci. “Um insulto para o legado que a marca tem hoje”, continua o comunicado.

A reclamação é feita mesmo sem a família ter participação na marca Gucci atualmente. Outra crítica é sobre como Patrizia Reggiani, personagem de Lady Gaga, é retratada. Na vida real, ela foi condenada por encomendar a morte do ex-marido e herdeiro da família, Maurizio.

“É retratada não apenas no filme, mas em depoimentos do elenco, como uma vítima tentando sobreviver à cultura corporativista machista. Não podia ser mais longe da verdade”, destaca a nota dos herdeiros de Aldo Gucci, interpretado por Al Pacino no filme de Ridley Scott.

Família ameaça ação contra Casa Gucci

Sobre a personagem de Lady Gaga, a nota diz ainda que a Gucci sempre foi uma empresa “inclusiva”. De fato, nos anos 1980, em que parte do filme é ambientado, várias mulheres assumiram posições de alto escalão na marca.

Mas, em sua origem, Guccio Gucci, o fundador, tinha estabelecido uma regra de que nenhuma mulher poderia comandar a marca. Inclusive, ele deixou a única filha dele, Grimalda, de fora do controle da empresa de moda, dando outros bens para ela como herança, enquanto apenas os filhos homens ficaram com partes da marca.

“Gucci é uma família que vive honrando o trabalho de seus ancestrais, cuja memória não merece ser perturbada para encenar um filme que não é verdadeiro e que não faz justiça aos seus protagonistas”, segue a nota dos herdeiros.

No fim, os familiares ameaçam uma ação contra o filme Casa Gucci. Porém, até o momento, não há nada nesse sentido registrado na justiça.

“Os membros da família Gucci se reservam todo o direito de proteger o nome, a imagem e a dignidade de seus entes queridos”, finaliza a nota.

O filme é baseado no livro Casa Gucci: Uma História de Glamour, Ganância, Loucura e Morte, de Sara Gay Forden, que descreve a história da família, com diversas testemunhas – incluindo os próprios herdeiros.

O elenco tem ainda Adam Driver, Jeremy Irons e Salma Hayek.

Com Lady Gaga, Casa Gucci está em cartaz nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.