Publicidade

Estreia

Identidade: Netflix lança imperdível drama com atriz de Thor

Protagonizado por Tessa Thompson, filme traz importantes reflexões sociais

Publicado por Alexandre Guglielmelli

10/11/2021 18:30

Tessa Thompson é conhecida principalmente por interpretar a Valquíria em Thor: Ragnarok e outros filmes do MCU. A atriz conta também com ótimos filmes independentes em sua carreira, e um deles, acaba de estrear na Netflix. Trata-se de Identidade, drama imperdível que já atinge 89% de aprovação do Rotten Tomatoes e traz importantes discussões sobre racismo e consciência cultural.

Lançado com o título original “Passing” – termo em inglês que descreve afro-americanos com a cor da pele clara o suficiente para ‘passarem’ como brancos – o longa é baseado no livro de mesmo nome escrito em 1929 por Nella Larsen.

Identidade é um filme gravado em preto e branco, e tem tudo para conquistar os espectadores da Netflix com sua trama sensível e inteligente, que emociona e faz pensar.

Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama, o elenco e a estreia de Identidade na Netflix; confira.

De que fala Identidade na Netflix?

“Amigos de infância mestiços de reúnem na vida adulta e tornam-se cada vez mais envolvidos com as inseguranças e trajetórias uns dos outros. Irene se identifica como afro-americana e é casada com um médico negro. Já Claire ‘passa’ como branca e se casa com um homem branco, rico e preconceituoso”, afirma a sinopse original do longa.

O filme de época apresenta ao público conceitos essenciais para o entendimento do racismo moderno, principalmente na perspectiva dos Estados Unidos.

Diferentemente do Brasil – onde pessoas são consideradas ou se declaram negras de acordo com o fenótipo, ou seja, a cor da pele – os Estados Unidos utilizavam a “regra da gota única”, um princípio social e legal que afirmava que qualquer pessoa com um único ancestral de ascendência negra também seria considerada negra, independente da cor da pele.

Essa “regra” marcou a política racial dos EUA até a luta pelos Direitos Civis nos anos 60, e continua a influenciar partes do país até hoje.

Identidade também foca na discussão do colorismo, algo que também faz parte da sociedade brasileira.

O conceito aborda a discriminação pela cor da pele, ou seja, quanto mais escura for a pele de uma pessoa, mais ela será alvo de preconceito e intolerância – inclusive se comparada a pessoas negras com a pele mais clara, o que é o caso de Claire em Identidade.

O elenco e estreia de Identidade na Netflix

Tessa Thompson, a Valquíria dos filmes da Marvel, comanda o elenco de Identidade no papel de Irene “Reenie” Redfield, a protagonista do longa.

Já André Holland, de American Horror Story e High Flying Bird, vive Brian Redfield, um médico negro e marido de Irene.

Ruth Negga, famosa por filmes como Loving e World of Warcraft, além da série Preacher, interpreta Claire Bellew.

Alexander Skarsgård, de Big Little Lies, True Blood e Godzilla vs. Kong, é John Bellew, o marido branco e preconceituoso de Claire.

O elenco de Identidade é completado por Bill Camp (O Gambito da Rainha), Gbenga Akinnagbe (The Wire) e Antoinette Crowe-Legacy (Godfather of Harlem).

Identidade já está disponível no catálogo brasileiro da Netflix; veja abaixo o trailer.

Publicidade