Publicidade

Investigação

Mistério do filme O Irlandês é reaberto na vida real após nova pista

Autoridades voltam a procurar o corpo do sindicalista Jimmy Hoffa, interpretado por Al Pacino na Netflix

Publicado por Bruno Tomé

19/11/2021 09:38

Um mistério tocado diretamente no filme O Irlandês, da Netflix, pode ser resolvido na vida real. Após 46 anos do desaparecimento de Jimmy Hoffa, o FBI recebeu uma nova pista de onde pode estar o corpo do sindicalista.

O New York Times afirma que as autoridades dos EUA receberam uma pista de que os restos mortais de Jimmy Hoffa podem estar em Jersey City. Eles estariam em um aterro sanitário.

Na vida real, Jimmy Hoffa foi dado como desaparecido em 1975, com a morte dele sendo declarada em 1982. Esse sumiço inspirou diversas teorias e até mesmo filmes como O Irlandês e também Hoffa: Um Homem, Uma Lenda.

A pista veio de um trabalhador que disse ter enterrado Hoffa na antiga empresa PJP Landfill, que agora é o parque Skyway. O FBI confirmou uma pesquisa no local, mas não admitiu ao público que trata-se sobre o sindicalista.

A dica, repassada ao FBI pelo jornalista Dan Moldea, dizia que os restos mortais foram enterrados em um tambor de aço. A pesquisa inicial teria encontrado materiais como esse no local.

A pista é do ex-trabalhador da PJP, Paul Cappola, que teria contado ao filho, Frank, que o dono da empresa, Phil Moscato, ordenou onde colocar os restos de Jimmy Hoffa. Cappola teria ficado nervoso pela possibilidade de alguém ter visto as orientações do patrão e assim teria enterrado o corpo em uma área diferente do lixão.

O New York Times afirma que o tambor foi enterrado com outros tambores, pedras, sujeiras e “algo detectável”. Resta agora saber se as autoridades realmente vão encontrar algo.

O Irlandês traz teoria na Netflix

O Irlandês conta a história sobre Jimmy Hoffa a partir da conexão do sindicalista com a máfia italiana que atuava nos Estados Unidos – aqui, o destaque da trama é a vida de Frank Sheeran. O filme segue a linha de que o corpo do político, interpretado aqui por Al Pacino, foi incinerado.

O filme da Netflix também segue a linha que Frank Sheeran, ex-segurança do sindicalista, foi responsável por matá-lo. Em O Irlandês, esse papel fica com Robert De Niro.

Na vida real, Jimmy Hoffa foi visto pela última vez do lado de fora de um restaurante em Michigan. Depois disso, praticamente ninguém sabe o que aconteceu com o sindicalista.

Antes, no começo de 2021, um ex-advogado da máfia também disse ter ajudado a enterrar o corpo de Hoffa em um campo de golfe, na Geórgia.

O certo é que o mistério ainda movimenta os Estados Unidos.

O Irlandês está disponível na Netflix.

Publicidade