O Caso Collini é baseado em uma história real que aconteceu no começo dos anos 2000 na Alemanha. Mas, não envolve assassinato como o filme que faz sucesso na Netflix.
Como se sabe, o filme é feito a partir da obra escrita por Ferdinand von Schirach. O autor criou a trama vista em O Caso Collini em um julgamento polêmico da Alemanha.
Em 2002, Friedrich Engel foi levado ao tribunal pelo assassinato de ao menos 59 italianos na Segunda Guerra Mundial. Desde o fim da guerra, o nazista se escondeu entre a sociedade, sem ser condenado pelos crimes.
O motivo disso seria uma lei desconhecida do público que foi aprovada em 1968 por um antigo advogado dos nazistas. Ela basicamente inocentava a todos pelos assassinatos na Segunda Guerra Mundial, deixando os crimes apenas para Adolf Hitler e Heinrich Himmler.
A condenação veio apenas em 2002. Mesmo assim, em 2004 Engel conseguiu ficar em liberdade e morreu fora da cadeia em 2006, aos 97 anos.
Com essa figura, que conseguiu viver em liberdade mesmo após todos crimes de guerra, o escritor de O Caso Collini imaginou a história de Hans Meyer, mas colocando outra pessoa como o foco do tribunal, o italiano Fabrizio Collini.
O Caso Collini pode ser visto na Netflix
Antes de chegar aos cinemas, como citado, O Caso Collini foi contado em um livro de Ferdinand von Schirach. O filme que está na Netflix surge dessa obra.
O autor alemão também decidiu contar a história para lidar com o passado familiar dele. O escritor, um dos mais conhecidos da Alemanha, tem um avô que serviu a Hitler, tendo depois sido condenado pelos crimes cometidos contra humanidade.
Em O Caso Collini, o espectador segue o jovem advogado Caspar Leinen. Ele é colocado para defender o italiano Fabrizio Collini.
O que começa como um caso corriqueiro se transforma em uma grande descoberta a partir da investigação do advogado.
O elenco traz Elyas M’Barek como o jovem advogado e Franco Nero como Collini. Enquanto Elyas é mais conhecido na Alemanha, Nero tem créditos como Django Livre, Duro de Matar 2 e John Wick: Um Novo Dia para Matar.
A direção, enquanto isso, é de Marco Kreuzpaintner.
O Caso Collini, suspense baseado em caso real, está disponível na Netflix.