Aventura cósmica

Quem são os Eternos, a origem na Marvel e como afetam o MCU

Trama, elenco e tudo que você precisa saber sobre o lançamento da Disney

Eternos está prestes a estrear nos cinemas brasileiros, e tem tudo para conquistar de novo os fãs do MCU – mas desta vez, com uma história completamente diferente. O longa se diferencia dos outros projetos da Marvel nos cinemas por contar com uma trama dividida entre diversos capítulos da história humana, em uma aventura cósmica marcada por reviravoltas, romance e inúmeros momentos de tirar o fôlego.

O filme é uma produção de Chloe Zhao, premiada cineasta que venceu em 2021 o Oscar de Melhor Direção pelo longa Nomadland. Eternos representa uma grande virada no MCU, trazendo uma história que rompe com os principais clichês do universo compartilhado e abre caminho para novas e excitantes mudanças no cânone da companhia.

Por causa de sua enorme diferença em relação aos filmes da Marvel (além de outras questões pontuais), Eternos não fez sucesso com a crítica especializada. Até o fechamento desta matéria, o filme contava com apenas 53% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Explicamos abaixo tudo que os fãs precisam saber sobre a estreia de Eternos na Marvel: de onde surgiram os personagens, qual é a trama do filme, quem está no elenco e como o longa se associa à trama corrente do MCU; confira.

De onde vieram os Eternos?

Os Eternos – um grupo de seres imortais cuja missão de proteger e ajudar a raça humana – foram criados pelo lendário quadrinista Jack Kirby, que também é o responsável pela invenção do Capitão América, Quarteto Fantástico e diversos outros personagens icônicos da Marvel.

Nas HQs originais, os Eternos eram caracterizados como uma raça de seres quase-imortais, criados pelos Celestiais, um grupo de entidades ancestrais extremamente poderosas.

Os Celestiais representam o que se tornaria a humanidade em eras no futuro, mas com poderes especiais e um tempo de vida muito superior aos dos humanos normais.

Durante esse processo, os Celestiais também criaram os Deviantes, que travam guerras contra os Eternos e ameaçam a humanidade.

A trama dos Eternos na Marvel

Exceto as informações que aparecem nos trailer divulgados pela Marvel, grande parte do enredo de Eternos continua envolto em mistério. O que não é exatamente uma surpresa, já que o MCU preza pelas surpresas do público em cada lançamento.

“Após o retorno de metade da população da Terra em Vingadores: Ultimato iniciar a ‘Aparição’, os Eternos – uma raça de alienígenas imortais criada pelos Celestiais, que vive secretamente no planeta por mais de 7 mil anos – se reúnem para proteger a humanidade dos Deviantes”, afirma a sinopse oficial divulgada pela Marvel.

Fãs podem esperar por inúmeras cenas de ação em uma história ambientada em diversos períodos da história humana, ligada por uma trama corrente que se inicia após Ultimato.

Como Eternos se encaixa no MCU?

Embora os Eternos e os Deviantes ainda não tenham aparecido no MCU, os Celestiais podem ser vistos em Guardiões da Galáxia.

O filme mostra um vislumbre de um Celestial empunhando as Joias do Infinito, além de citar que a colônia de Knowhere, visitada pelos Guardiões, foi construída na cabeça decepada do cadáver de um Celestial.

Já em Guardiões da Galáxia Vol. 2, o filme deixa claro que Ego (Kurt Russell) é um Celestial – o que torna Peter Quill um “meio-celestial”.

Uma das principais questões a serem respondidas pelo filme envolve o fato dos Eternos não terem interferido nos eventos anteriores do MCU, mesmo estando presentes na Terra desde a Era das Cavernas.

No trailer do longa, Dane Whitman (o personagem de Kit Harington) pergunta a Sersi (Gemma Chan) por que os Eternos não interviram quando Thanos destruiu metade da vida do planeta.

Sersi explica que os Eternos só podem se envolver em conflitos humanos quando eles envolvem os Deviantes – mas muitos fãs acreditam que a verdadeira explicação é muito mais complicada do que os heróis indicam.

Quem são os Eternos? – O elenco do filme do MCU

O elenco de Os Eternos é formado por alguns dos astros e estrelas mais aclamados de Hollywood, e traz atores há muito visados pelos fãs do MCU.

Gemma Chan (Capitã Marvel, Podres de Ricos) interpreta Sersi, uma Eterna empatética que vive uma forte conexão com a raça humana e tem o poder de manipular matéria inanimada. A personagem também compartilha uma história de amor com Ikaris.

Eternos representa a segunda performance de Gemma Chan no MCU, já que a atriz britânica interpretou a vilã Minn-Erva em Capitã Marvel.

Richard Madden, famoso por viver Robb Stark em Game of Thrones, é Ikaris, um Eterno com o poder de voar e lançar raios pelos olhos.

Kumail Nanjiani, mais conhecido por performances cômicas em filmes como Doentes de Amor e séries como Silicon Valley, vive Kingo. O personagem é um Eterno com o poder de lançar projéteis de energia cósmica pelas mãos.

A atriz mirim Lia McHugh (The Lodge) interpreta Sprite, uma Eterna com a aparência de uma criança de 12 anos. A personagem tem a habilidade de criar ilusões extremamente convincentes.

Brian Tyree Henry (Nós, Godzilla vs. Kong) vive Phastos, um dos Eternos mais inteligentes, responsável por criar as armas e a tecnologia do grupo. O personagem é o primeiro herói gay do MCU.

Lauren Ridloff, de The Walking Dead, é Makkari, uma Eterna com o poder da super velocidade. A personagem é a primeira heroína com deficiência auditiva dos filmes da Marvel.

Barry Keoghan (Dunkirk) vive Druig, um Eterno austero que tem o poder de manipulação mental, e compartilha uma importante conexão com Makkari.

O ator sul-coreano Don Lee (Invasão Zumbi) interpreta Gilgamesh, descrito como “o Eterno mais forte”. O personagem também tem uma conexão crucial com Thena.

Thena, uma guerreira de elite dos Eternos, com o poder de criar armas de energia cósmica, é interpretada pela icônica Angelina Jolie.

Salma Hayek (Um Drink no Inferno) completa o time dos Eternos como Ajak, uma heroína com habilidades de cura, que funciona como uma “ponte” entre os Eternos e os Celestiais.

Kit Harington, o Jon Snow de Game of Thrones, vive Dane Whitman, um humano que namora Sersi – e passa por uma grande transformação.

O elenco de Eternos é completado por Harish Patel (Quatro Casamentos e um Funeral), Haaz Sleiman (The Visitor), Ozer Ercan (Heart and Lungs), David Kaye (Up: Altas Aventuras), Gil Birmingham (Saga Crepúsculo) e Zain Al Rafeea (Capernaum) – além de uma participação super especial na cena pós-créditos.

Estreia e trailer de Eternos – Nos cinemas e no Disney+

Eternos estreia nos cinemas brasileiros em 4 de novembro de 2021, com cópias dubladas e legendadas. O longa só deve chegar ao Disney+ no final de dezembro.

Veja abaixo o trailer oficial legendado de Eternos.

Clique aqui para assinar o Disney+ e assistir aos filmes da Marvel.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.