Explicando

Matrix 4: Entenda o final e o filme com Keanu Reeves

Explicamos o significado e o que acontece em Matrix Resurrections

Alerta de spoilers

Matrix Resurrections (Matrix 4) continua a história do Neo de Keanu Reeves de forma inesperada. O enredo e as decisões do filme, porém, deixaram os espectadores com dúvidas sobre a volta da franquia. O que é real e não é? O que aconteceu? A revolução ainda é válida?

Aqui, explicamos o final, o significado de Matrix 4 – nas palavras da própria diretora Lana Wachowski, e o que aconteceu no filme com Keanu Reeves.

O longa começa com a mesma cena da trilogia inicial. Trinity (Carrie-Anne Moss) está em uma sala e é cercada por agentes. Mas, a diferença é que o momento é acompanhado de perto por Bugs (Jessica Henwick), que percebe que a Matrix original está de alguma forma sendo recriada.

Nessa nova versão, um dos agentes é uma mistura de Morpheus (Yahya Abdul-Mateen II) e Smith, que assim como Bugs sente que está em um plano de ilusão. Os dois fogem e param no apartamento de Thomas Anderson, o Neo (Keanu Reeves) – sem o protagonista lá.

A missão de Bugs, que está com outros humanos, vira a de encontrar Neo.

O que acontece em Matrix 4

Em Matrix Resurrections (Matrix 4), Thomas Anderson é encontrado como um programador famoso de games, conhecido por ter feito a aclamada trilogia Matrix. Ele leva uma vida infeliz, mesmo com a fama, e agora precisa lidar com a pressão de o estúdio dele querer um quarto game.

Nesse cenário meta, Thomas Anderson tem um psiquiatra que o ajuda desde os eventos da revolução. O Analista (Neil Patrick Harris) trata o desenvolver de games por episódios de alucinação, explicando que tudo o que aconteceu antes foram nos games, que seriam baseados na vida do protagonista, que se perdeu entre realidade e ficção.

Nesta primeira realidade, Thomas Anderson observa sempre de longe uma mulher chamada Tiffany, que é a Trinity – em que os dois sempre se encontram no mesmo café. Já o colaborador de trabalho dele é uma nova versão do Agente Smith (Jonathan Groff).

Os episódios são colocados em dúvida quando o novo Morpheus o encontra para que Neo escolha novamente a pílula vermelha. O personagem de Keanu Reeves resiste e Smith parece se revelar de novo.

O Analista, então, interfere nesse possível episódio, com Thomas Anderson parando na casa dele de forma inexplicável. Tudo parecia caminhar para uma grande revelação sobre o universo Matrix, até que em uma segunda tentativa, Bugs e Morpheus conseguem acordar Neo, que está preso em uma cápsula em local isolado, com apenas outra junto dele – a de Trinity.

Ao acordar, Neo descobre que se passaram 60 anos e o mundo mudou de novo. Após a revolução, muitas pessoas deixaram a Matrix, o que resultou em falta de energia para as Máquinas – elas mesmas entraram em guerra civil, se dividindo em dois grupos, um que seguiu contra a humanidade e outro que se aliou aos humanos.

Essa aliança resultou na derrubada de Sion e o começo de Io, agora comandada pela General Niobe (Jada Pinkett Smith). A ex-revolucionária não quer saber de guerra e prefere tentar reconstruir o mundo ao lado das Máquinas aliadas.

Por isso, inicialmente, Niobe é contra a ideia de Neo resgatar Trinity, presa na nova Matrix e refém das Máquinas na cápsula isolada.

Os outros filmes de Matrix realmente aconteceram?

Sim, nessa parte de Matrix 4, a resposta se torna clara. A primeira parte de Resurrections é uma nova Matrix que foi criada para que as Máquinas voltem a ter energia, sendo Neo um dos principais fornecedores dela.

Para aprisionar o personagem, Thomas Anderson foi colocado num mundo que se transforma meta para os espectadores. O plano das Máquinas deu certo por muito tempo, como é visto. Assim, a trilogia é oficial e tudo que aconteceu antes no universo Matrix é verdadeiro.

Ao chegar em Io, mais informações importantes são reveladas. Niobe revela que o Morpheus original morreu tentando encontrar o corpo de Neo, bem escondido pelos inimigos.

Essa nova versão é um programa criada para moldar Neo. Em Matrix 4, os programas também consegue viver no mundo real, a partir de um corpo criado por tecnologia.

Muitos devem então se perguntar como os personagens de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss nunca foram encontrados na nova Matrix. Resurrections explica quando Neo toma a pílula vermelha de novo: a nova realidade criou novas identidades visuais para todos, para que ninguém reconhecesse Neo e também para que ele não percebesse o que realmente estava acontecendo.

Se os espectadores notarem, há cenas do começo do filme que a aparência de Thomas Anderson e até de Tiffany mudam em espelhos. Sobre os outros personagens, isso explica o novo visual de Smith, e o motivo de outro ator assumir o papel.

Smith, inclusive, reaparece quando Neo tenta entrar na nova Matrix para resgatar Trinity. Após vencer a luta, ele corre para contar tudo a ela, que ainda vive como Tiffany. Mas, o Analista aparece e responde os grandes mistérios de Matrix 4.

Esse novo programador, o Analista, reconstruiu os corpos de Neo e Trinity e descobriu que se mantivesse os dois próximos, mas não completamente juntos, as Máquinas teriam uma grande fonte de energia. Por isso, Thomas Anderson e Tiffany estavam separados nessa nova Matrix – Neo e Trinity juntos significa destruição da realidade virtual.

Após conseguir escapar do poderoso Analista, outra personagem do passado aparece para trazer uma solução.

O final de Matrix 4 explicado

A trilogia é tão verdadeira que Niobe muda de ideia com o ressurgimento de Sati (Priyanka Chopra Jonas), a mesma menina, agora crescida, que apareceu nos filmes originais. Um programa, ela busca vingança contra as Máquinas por conta do uso agressivo das criações do pai dela.

Sati, inclusive, conta que os pais dela foram expurgados após não concordarem com os planos das Máquinas. O pai de Sati foi quem desenvolveu as cápsulas que escondiam Neo e Trinity em Matrix 4.

Neo sabe que se tirar Trinity, a nova Matrix perde força – ela já se tornou instável sem ele. Com isso, faz uma proposta ao Analista de decidir a personagem decidir se quer deixar ou não essa realidade.

Após um breve momento de indecisão, e quase ficar, Trinity muda de ideia e retoma a consciência dela. O Analista ainda tenta congelar o tempo para impedir os protagonistas, mas é atingido por Smith, que foi libertado após Neo deixar o plano virtual.

Smith, antes de tudo, quer liberdade e não servir ao Analista como uma forma de ser preso com Neo, ou Thomas Anderson. Após o encontro, o casal foge no meio de programas que viram até bombas.

Num dos grandes momentos de Matrix 4, os dois tentam voar e quem consegue é Trinity. Ela sai da nova Matrix e Resurrections dá um reencontro dos dois no mundo real.

Após a aguardada reunião, Neo e Trinity voltam para Matrix para acabar com o Analista. Ele diz que os dois nunca vão conseguir tirar as pessoas dali – os protagonistas parecem saber e garantem que vão fazer uma nova versão da Matrix, mostrando “o que uma mente livre pode fazer”.

O significado de Matrix 4

Matrix 4, ou Matrix Ressurrections, tem nos detalhes a mensagem sobre a força do amor e da união, além de uma possível interpretação sobre almas gêmeas que são destinadas uma para outra. Isso até muda algo da trilogia original, colocando não apenas Neo como o Escolhido, mas sim Neo e Trinity como os Escolhidos.

Como os espectadores podem ver, Trinity possui agora um grande poder, como Neo sempre mostrou. Sobre essa interpretação, a própria diretora e co-roteirista Lana Wachowski explicou o motivo de fazer Matrix 4.

Ao GamesRadar, a cineasta contou que nunca pensou em fazer uma continuação para Matrix em 18 anos – nem a irmã dela, Lilly, que foi colaboradora da trilogia. Mas, os pais delas faleceram, o que trouxe o conto envolvendo a história de amor.

“Eu tive uma grande tragédia na minha vida, meus pais faleceram, e eu precisava de algo para me ajudar com o luto. Inventar uma história em que duas pessoas voltam para vida foi reconfortante e ajudou a me curar. Eu não julguei, apenas escrevi isso, então mostrei para um colega que me disse, ‘Oh meu Deus, você precisa contar essa história'”, explicou a cineasta.

Estrelado por Keanu Reeves, Matrix Resurrections (Matrix 4) está em cartaz no cinema.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.