Simbolismo

Mudança drástica em vilão de Matrix 4 é explicada

Personagem mostra que há mais que apenas preto e branco

Alerta de spoilers

Matrix Resurrections (Matrix 4) diz que há dois caminhos a serem seguidos pelas pessoas: o bem e o mal. O agente Smith, no entanto, mostra como é possível se tornar livre e escolher uma rota diferente.

Smith, dessa vez interpretado por Jonathan Groff, ao invés de Hugo Weaving, funciona como antagonista durante grande parte do filme, lutando contra Neo e os companheiros dele duas vezes.

De início, ele parece ser uma recriação do Smith da trilogia original de Matrix, no entanto, quando aparece uma terceira vez, Smith muda de lado e começa a trabalhar junto de Neo.

Essa mudança ocorre porque ele percebe o que realmente quer: funcionar como um agente livre do que continuar trabalhando para o Analista (Neil Patrick Harris).

Trata-se de um simbolismo para mostrar que a realidade não é sempre preta e branca, há infinitos tons de cinza entre um extremo e outro. Ao perceber o que quer, Smith consegue se tornar livre.

Matrix 4 está nos cinemas no Brasil

A sinopse oficial diz: “Matrix Resurrections é uma continuação da história estabelecida no primeiro Matrix.”

“20 anos depois, a franquia que ajudou a definir a cultura pop na virada do século está de volta para uma continuação e extensão do filme original.”

“Uma nova aventura alucinante com ação épica, que se passa em um mundo familiar, mas ainda mais provocativo, onde a realidade é mais subjetiva do que nunca. Tudo o que é necessário para ver a verdade é libertar sua mente.”

O elenco principal de Matrix Resurrections (Matrix 4) conta com Keanu Reeves, Jessica Henwick, Carrie-Anne Moss, Christina Ricci, Jonathan Groff, Yahya Abdul-Mateen II, Jada Pinkett Smith, Priyanka Chopra e Neil Patrick Harris.

A direção é de Lana Wachowski, uma das diretoras da trilogia original.

O roteiro é de Lana Wachowski, David Mitchell e Aleksandar Hemon.

Matrix Resurrections (Matrix 4) está em cartaz no cinema no Brasil.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.