Mais do que você gosta.

Publicidade

Arte imita a vida

Eduardo e Mônica: Filha de casal que inspira a canção está no filme

Baseado na música do Legião Urbana, longa é protagonizado por Alice Braga e Gabriel Leone

Publicado por Alexandre Guglielmelli

23/01/2022 19:00

Em cartaz nos cinemas brasileiros, Eduardo e Mônica adapta para as telonas uma das canções mais icônicas do Legião Urbana. Muitos fãs não sabem, mas a música foi inspirada em um casal real, amigos de Renato Russo. É ainda mais surpreendente o fato da filha do casal fazer uma participação especial no longa.

Protagonizado por Alice Braga (Cidade de Deus, Esquadrão Suicida) e Gabriel Leone (Dom, Verdades Secretas), o filme acompanha a história de um dos casais mais famosos do cancioneiro nacional.

Continua depois da publicidade

“Eduardo é um adolescente tímido, às vésperas de prestar vestibular. Numa festa, ele conhece Mônica, mulher mais velha que termina o estudo de medicina enquanto se dedica às artes plásticas. Tudo parece separar os dois que, no entanto, se encontram e se apaixonam. E quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração?”, expressa a sinopse oficial do longa.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a participação da filha do Eduardo e Mônica na vida real no filme de René Sampaio.

Quem é a filha real de Eduardo e Mônica no filme?

Embora a canção do Legião Urbana tenha recebido o título de Eduardo e Mônica, o nome do casal real é bem diferente: Fernando e Leonice.

Renato Russo conheceu Fernando e Leonice na Universidade de Brasília, nos anos 80, ainda no início do relacionamento do casal. O líder do Legião Urbana manteve uma grande amizade com os dois até sua morte, em 1996.

Em um papo com a revista Flashback, em 2004, Leonice confirmou ser parte da inspiração para Eduardo e Mônica, mas revelou que nem todos os aspectos da música são verdadeiros.

“Talvez o que ele (Renato Russo) quisesse mostrar é que duas pessoas podem se encontrar, se casar e ser felizes juntas, mesmo que venham de realidades diferentes”, afirmou Leonice.

Nina Coimbra, a filha do “Eduardo e Mônica da vida real” faz uma participação especial no filme, em cartaz nos cinemas.

Durante um papo com a imprensa no lançamento do filme, a produtora do longa falou sobre a participação de Nina na trama.

“A gente recebeu no set, em Brasília, a visita da Nina. Foi no dia da cena do Teatro Nacional. E aí a gente levou ela para conhecer a casa da Mônica. E a Leo, que é a mãe dela, também é artista plástica. E o trabalho que a Leo faz é muito parecido com o trabalho da Mônica”, comentou Bruna de Felippes.

Segundo a entrevista, Nina ficou surpreendida com a semelhança da casa do filme com a casa da família na vida real.

“Quando ela conheceu o cenário da casa da Mônica, começou a ficar muito nervosa e dizer ‘gente é igual a minha casa!’, que é tudo grande, e a Leo catava coisas para fazer esculturas no Parque da Cidade. Então, são coisas que estão escritas nas estrelas”, afirmou a produtora.

Nina Coimbra chegou a participar de uma cena de Eduardo e Mônica, que acabou cortada devido à longa duração da história.

“Até tem uma cena do filme, que não entrou, que o René cortou. Tinha que ter duas horas o filme, mas no primeiro corte tinha mais de três. Ela está no dia da exposição, com a Mônica, e faz uma participação super especial”, explicou.

Eduardo e Mônica está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Publicidade