Mais do que você gosta.

Publicidade

Sem spoilers

Guerra real pode ter inspirado história de Encanto na Disney

Disponível no streaming, filme faz referências interessantes sobre conflitos na Colômbia

Publicado por Alexandre Guglielmelli

21/01/2022 19:15

Sucesso no Disney+, Encanto conquista fãs com sua trama sensível, canções inesquecíveis e muitas reviravoltas. No início da trama, o filme explica que Alma e Pedro fugiram de sua cidade natal após um violento conflito – que, de acordo com o site Screen Rant, tem referências histórias e inspirações em dois importantes acontecimentos da história colombiana.

O filme acompanha a história da Família Madrigal, um clã extraordinário que vive escondido nas montanhas da Colômbia, em um lugar mágico que compartilha o título do longa: Encanto.

Continua depois da publicidade

A magia do Encanto agracia cada integrante da família com um poder especial, desde o dom da cura até a super força – exceto a jovem Mirabel. No entanto, Mirabel descobre que a magia que protege Encanto está correndo grande perigo, e decide se tornar a última esperança de sua poderosa família.

Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a inspiração real para a história de Encanto na Disney.

A inspiração real de Encanto na Disney

Encanto se diferencia de muitos filmes da Disney por ser ambientado em um lugar real, ao invés de em um mundo de fantasia.

A história se passa na Colômbia, e o conflito que expulsou Alma e Pedro da cidade natal tem referências internacionais de importantes eventos históricos.

Baseando-se no contexto do longa, é possível concluir que o conflito referenciado é a Guerra dos Mil Dias. Ou de acordo com outras teorias, La Violencia.

De acordo com detalhes de Encanto, como os vestidos das personagens e o tipo de câmera usado para a foto da família, o longa é ambientado nos anos 50.

Ou seja: a história de origem de Alma e Pedro acontece na virada do século, quando ocorria na Colômbia a Guerra dos Mil Dias.

O conflito aconteceu entre 17 de outubro de 1899 a 1 de novembro de 1902, e surgiu como produto de uma guerra civil entre grupos conservadores e liberais, que lutavam pela criação de governos centralizados e descentralizados, respectivamente.

Em um período de três anos, muitas cidades e vilas foram saqueadas, e seus moradores se tornaram refugiados – assim como acontece com Pedro e Alma.

La Violencia, por sua vez, foi um conflito civil que também colocou conservadores e liberais em lados opostos, após uma conturbada eleição. A guerra aconteceu entre 1948 e 1958.

Dessa forma, tudo indica que a história de Abuela representa a Guerra dos Mil Dias, já que o contexto temporal corresponde ao do conflito armado.

La Violencia, por sua vez, acontece durante os eventos de Encanto, mas não é referenciada no filme da Disney.

Com essas referências, a conclusão é que Encanto fez um ótimo trabalho ao apresentar um dos eventos mais importantes da história colombiana ao público internacional.

Encanto está disponível no catálogo brasileiro do Disney+. Clique aqui para assinar a plataforma.

Publicidade