Aclamados

Os filmes da Netflix que podem pintar no Oscar em 2022

Longas com Olivia Colman, Benedict Cumberbatch, Leonardo DiCaprio e muito mais

Com a temporada de premiações a todo vigor, cinéfilos mal podem esperar pela divulgação das indicações ao Oscar 2022. A Netflix vem como uma das principais concorrentes nas mais importantes categorias, e diversos lançamentos têm tudo para serem lembrados no evento. Listamos abaixo os 7 filmes da Netflix que podem pintar no Oscar 2022; veja.

A trajetória da Netflix no Oscar é marcada por discussões sobre o papel das plataformas de streaming na indústria do entretenimento. Até 2019, pelo menos, muitos especialistas debatiam a inclusão de estreias digitais na premiação.

Com esse debate superado, a Netflix passou a dominar todas as categorias. Até o momento, projetos da plataforma já contaram com 89 indicações e 15 vitórias.

Os filmes mais premiados da história da plataforma são Roma, Mank e A Voz Suprema do Blues, cada um com 2 vitórias. O Oscar 2022 será realizado em 27 de março.

Identidade

Identidade tem tudo para ser lembrado nas principais categorias do Oscar 2022, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz. Ambientado nos Estados Unidos dos anos 20, o longa apresenta ao público um interessante debate sobre barreiras raciais, colorismo e intolerância. Protagonizado por Tessa Thompson e Ruth Negga, Identidade acompanha a história de uma mulher negra que tem o mundo virado de cabeça para baixo após reencontrar uma amiga de infância que “passa” por branca.

Ataque dos Cães

Entre os projetos da Netflix em 2022, Ataque dos Cães promete ser o mais indicado ao Oscar de 2022. Jane Campion já é praticamente uma garantia na categoria de Melhor Direção, e Benedict Cumberbatch também tem tudo para figurar na disputa de Melhor Ator. Com uma trama dura e visual belíssimo, Ataque dos Cães é um filme de faroeste que reflete sobre diversas questões importantes. O filme conta a história do rancheiro Phil Burbank, um fazendeiro durão que trava uma verdadeira guerra contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente.

A Filha Perdida

A Filha Perdida chegou ao catálogo da Netflix recentemente, e não demorou a conquistar o público e a crítica especializada. O filme pode render a Maggie Gyllenhaal seu segundo Oscar, dessa vez na categoria de Direção. Baseado em um livro de Elena Ferrante, o longa conta também com atuações aclamadas de Olivia Colman e Dakota Johnson. Em A Filha Perdida, a protagonista Leda – uma mulher divorciada de meia idade – fica obcecada com uma jovem mãe durante uma viagem de férias, e reflete sobre sua própria relação com a maternidade e os erros do passado.

Tick, tick… Boom!

Tick, tick… Boom! é um musical semiautobiográfico que conta a história do dramaturgo americano Jonathan Larson, criador da peça Rent, de seu início humilde até a inesperada morte em 1996. O filme deve ser indicado ao Oscar de 2022 nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator. Na última, Andrew Garfield é considerado um dos principais concorrentes. Muitos especialistas acreditam que o astro levará para a casa sua segunda estatueta.

A Mão de Deus

A inclusão de A Mão de Deus na categoria de Melhor Filme Estrangeiro é praticamente uma certeza, já que o longa aparece na lista prévia da Academia, divulgada em dezembro de 2021. Obra do icônico diretor italiano Paolo Sorrentino, A Mão de Deus adapta para as telas diversas experiências do cineasta na adolescência. Sorrentino cresceu em Nápoles, e a cidade italiana é também o cenário do elogiado longa. O título A Mão de Deus também faz referência à fama de Maradona, cuja influência é sentida durante toda a trama do filme.

Vingança & Castigo

De acordo com o site da revista Variety, Vingança & Castigo também deve aparecer em algumas categorias do Oscar 2022, como Melhor Filme e Melhor Diretor. Produzido por Jeymes Samuel, o épico faroeste aposta em uma trama dinâmica e um elenco sólido para criar uma história realmente surpreendente. O filme acompanha a história do confronto entre o forasteiro Nat Love e o impiedoso criminoso Rufus Buck, tudo em um cenário do Velho Oeste americano.

Não Olhe Para Cima

Não Olhe Para Cima pode ser a “zebra” da Netflix no Oscar 2022. Embora tenha feito grande sucesso com o público e causado debates interessantes nas redes sociais, o filme de Adam McKay dividiu a opinião da crítica especializada. Parte da imprensa considerou o projeto uma excelente metáfora sobre as mudanças climáticas. Mas muitos especialistas afirmaram que o filme é “óbvio demais para ser levado a sério”. Mesmo assim, Não Olhe Para Cima pode figurar em diversas categorias da premiação, inclusive a de Melhor Canção Original com “Just Look Up”, de Ariana Grande e Kid Cudi.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.