Marvel

Quem é America Chavez, a primeira heroína lésbica do MCU

Conheça Miss Amarica, nova personagem de Doutor Estranho 2

Xochitl Gomez, atriz canadense conhecida pela série O Clube das Babás, da Netflix, foi a estrela contratada para viver America Chavez, a próxima personagem dos quadrinhos da Marvel a ser introduzida no MCU como a primeira heroína lésbica da franquia.

Sua primeira aparição oficial será no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Doutor Estranho 2), e no trailer para o longa já podemos vê-la brevemente em ação como uma suposta aliada do próprio Doutor Estranho.

Enquanto o novo longa não estreia, descubra um pouco mais sobre quem é America Chavez, a nova heroína do MCU e quais as suas colaborações nos quadrinhos da Marvel!

Quem é America Chavez nas HQs da Marvel?

Criada por Joe Casey e Nick Dragotta, America Chavez apareceu pela primeira vez nos quadrinhos de Vengeance, em 2011. Vinda da missão Paralelo Utópico, ela foi criada em um ambiente repleto de amor e carinho por suas mães, que se sacrificaram para salvá-la quando o reino entrou em perigo.

A garota é pavio curto e possui habilidades ligadas ao portal interdimensional, como a capacidade de saltar para mundos diferentes, e tem usado isso para se tornar uma super-heroína na Terra sob o nome de Miss America, que posteriormente se uniu aos Jovens Vingadores.

Na série America, publicada em 2017, a personagem também fala sobre como a comunidade latina a acolheu e como essa cultura está presente em sua identidade. Ela também é lésbica e, nos quadrinhos, America já teve duas namoradas, Ramone Watts e Lisa Halloran.

Inclusive, ela é primeira heroína lésbica da Marvel a aparecer em um live-action pelo MCU, através do filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

As controversas da Miss America

America Chavez é uma personagem nova, tanto em idade quanto em tempo de criação. No entanto, suas habilidades são bem apelativas, consistindo em velocidade e força sobre-humanas, viagens interdimensionais ilimitadas e o poder de dissipar raios estelares destrutivos que, para alguns leitores dos quadrinhos, é injusto em comparação aos demais personagens dos Jovens Vingadores.

Outra controversa envolve sua sexualidade. Grupos de leitores mais conservadores não lidaram bem com o fato dela ser lésbica, mas America foi muito bem recebida por leitores LGBTQIA+ e apoiadores. Inclusive, Gabby Rivera, uma escritora latina e queer, foi contratada para escrever seus quadrinhos, cuidando da representatividade também nos bastidores da vida da personagem.

Aliás, sua representatividade latina também foi vista como um problema por alguns: America Chavez é uma alienígena, e sua identificação com a cultura latina pode ser interpretada por alguns como problemática. No terceiro volume de sua série solo, ela explica: “Eu era uma turista em todos os lugares, aprendendo a língua e a cultura do amor de pessoas que não eram da minha família, mas cuidavam de mim como se eu fosse”, afirmando que sua relação com a cultura latina, mesmo que não seja de sangue, é de amor.

America Chavez chega ao MCU em Doutor Estranho 2

A Miss America é dessa atual geração de personagens que buscam se conectar com os novos fãs de quadrinhos, que estão sempre ligados às relações políticas e culturais levantadas não só na vida real, mas também na ficção. America Chavez é uma personagem diversa e com personalidade própria, mas que ainda honra as raízes ao, nas HQs, demonstrar grande apoio e admiração por heróis veteranos.

Tal como Kate Bishop, que foi introduzida ao lado do Gavião Arqueiro e muito bem recebida como uma novata do MCU, as expectativas são que, ao lado do Doutor Estranho, America Chavez também conquiste espectadores não só entre o público mais jovem e despojado, mas também entre os mais velhos e reservados.

Sua estreia será em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Doutor Estranho 2), que chega aos cinemas do Brasil no dia 05 de maio de 2022.

Para ver mais produções da Marvel, clique aqui e assine o Disney+!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.