Entenda a teoria

Encanto: Revelado por que casa de Madrigal foi destruída

Casita tem significado profundo em animação

Atenção: spoilers de Encanto abaixo.

Em Encanto, longa da Disney indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, contou a história dos dons da família Madrigal e de como Mirabel, a única sem um poder mágico, foi a responsável por salvar toda a família e comunidade — ainda que isso custasse a casa mágica.

A Casita, como é docemente apelidada, é quase como um personagem extra, demonstrando emoções e até interagindo com os membros da família Madrigal. Na história, a casa representa o milagre que Abuela, a Alma Madrigal, obteve após a perda de seu marido, Pedro. A casa responde aos pedidos da família e, segundo teorias, é o espírito de Pedro que deu esse poder à casa, como forma de proteger seus parentes mesmo não estando mais entre eles.

No entanto, conforme os problemas da família vão ficando mais fortes, a casa enfraquece e começa a ruir. Nancy Kruse, a chefe de história do filme, revela no Disney’s Art of Encanto revela que a casa precisou desmoronar para que o equilíbrio voltasse. Segundo ela, quando Mirabel “começa a balançar o barco e mostrar rachaduras nesse equilíbrio, todos dizem a ela para parar. Às vezes você precisa destruir o barco para construir um novo que possa servir para todos.”.

Para os cineastas, rachaduras não seriam o suficiente para consertar todas essas rachaduras na família, que precisava começar do zero para, dessa vez, construir laços familiares mais fortes. A casa foi uma forma de ilustrar poeticamente ese significado do filme.

Encanto está disponível no Disney+

Encanto apresenta a família Madrigal. Nessa família, todos personagens têm algum tipo de poder mágico. O foco é em Mirabel, que aparentemente nasceu sem um dom.

As músicas de Encanto foram compostas por Lin-Manuel Miranda, mais conhecido por ter criado Hamilton, musical da Broadway que está disponível no Disney+. Ele já trabalhou previamente com a Disney em Moana.

A direção é de Byron Howard, de Zootopia e Enrolados, junto de Jared Bush. O roteiro é do próprio Howard, junto de Charise Castro Smith.

“Encanto da Walt Disney Animation Studios conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto”, começa a sinopse oficial.

“A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional”, conclui a sinopse.

Encanto pode ser visto no Disney+. Clique aqui para assinar a plataforma de streaming.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.