Mais do que você gosta.

Publicidade

Controvérsia

Oscar 2022 terá protestos contra decisão polêmica da Academia

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas irritou diversos profissionais

Publicado por Guilherme Coral

26/03/2022 15:57

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tomou uma decisão extremamente polêmica ao remover certas categorias da premiação da exibição ao vivo. Isso foi enxergado como desserviço aos profissionais correspondentes a essas áreas.

Por conta disso, protestos estão sendo organizados contra tal decisão, conforme revelou Karol Urban, presidente da Sociedade de Áudio de Cinema (Cinema Audio Society) ao Deadline.

Segundo ela, há planos para os participantes do Oscar de domingo usarem os crachás da guilda de cabeça para baixo e, para os vencedores, virarem seus Oscars quando os aceitarem. Ela também explicou que a Cinema Audio Society não é a única organização que planeja uma forma de protesto.

“Há uma infinidade de organizações diferentes, que estão trabalhando juntas para encontrar maneiras de evitar que suas vozes sejam cortadas”, disse Urban. “À medida que o Oscar se aproxima, mais e mais profissionais estão demonstrando solidariedade. Se há algo positivo que sai dessa situação terrível este ano, é que estamos nos solidificando à medida que o dia se aproxima”.

Vozes limitadas no Oscar

Foi anunciado anteriormente que oito categorias totais da premiação – curta documental, edição, maquiagem e penteado, trilha sonora original, design de produção, curta de animação, curta-metragem live-action e som – seriam todas apresentadas antes da cerimônia do Oscar com os prêmios gravados e editados.

“Porque o que vamos dizer será moderado, reduzido e limitado e todos sabemos, assim como outra das categorias afetadas, como a edição pode ser impactante para uma história”, disse Urban. “Isso diminui as vozes da categoria”.

“Além disso, acho perturbador que não seja ao vivo na frente de uma audiência completa de colegas. Não conseguiremos ouvir o som de aplausos de apoio de toda a comunidade de cineastas. Isso é muito doloroso”, acrescentou.

A cerimônia acontece em 27 de março, e será transmitida ao vivo no Brasil.

Publicidade