Debate polêmico

Pattinson ou Bale? Quem interpretou o melhor Batman

Ambos os atores receberam elogios por suas abordagens, mas um deles pode ter se aproximado mais do personagem original

Parecia improvável, mas Robert Pattinson realmente conseguiu alcançar um nível de recepção como Batman a ponto de rivalizar com Christian Bale.

A partir de agora, é muito provável que o debate gire em torno desses dois nomes principalmente.

Mas quem realmente interpretou o melhor Batman? É uma questão totalmente subjetiva, é claro, mas aqui estão algumas observações.

Robert Pattinson contra Christian Bale

Em primeiro lugar, Christian Bale como Bruce Wayne continua insuperável. Ele conseguiu adicionar um certo charme a esse lado da personalidade do Batman que nunca havia sido visto no cinema, e provavelmente ninguém conseguirá se igualar a ele nesse sentido.

No entanto, focar apenas nesse ponto seria injusto porque sequer é parte da proposta do Batman de Robert Pattinson apresentar um Bruce Wayne parecido com o de Christian Bale. Aqui, Bruce Wayne aparece em poucas cenas, sendo um sujeito recluso e solitário que está mais interessado em ser o Batman do que em ser uma personalidade pública.

Dessa maneira, o foco está totalmente em Batman. Até mesmo em relação aos vilões, que costumavam roubar a cena na trilogia de Christian Bale (e em outras produções).

Isso permite que o Batman de Robert Pattinson tenha um desenvolvimento mais intrigante do que o de Christian Bale, passando de um personagem um tanto cínico e psicótico para alguém que percebe que o melhor caminho é inspirar segurança e esperança nas pessoas, em vez de apenas o medo.

Existem outros pontos em que Robert Pattinson se destaca em relação a Christian Bale. Por exemplo, a sua composição de voz é bem menos exagerada, o que talvez seja o principal problema da abordagem de Batman de Christian Bale.

Além disso, o ator consegue encontrar uma maneira de expressar uma variedade de emoções mesmo quando está de máscara, o que está principalmente em seus olhares.

No quesito de ação, Robert Pattinson também se destaca em relação a Christian Bale, com combates que apresentam coreografias bastante superiores, embora nesse sentido o Batman de Ben Affleck talvez tenha sido o melhor.

Outra coisa interessante no Batman de Robert Pattinson é como ele é independente e gosta de fazer tudo por conta própria. Ele mesmo criou a sua própria armadura e os seus próprios equipamentos, e até mesmo o Batmóvel é uma criação dele, em vez de ser um tanque militar personalizado.

O Batman de Robert Pattinson também é muito mais voltado para a investigação do que as outras versões, sendo um verdadeiro detetive, embora esteja em início de carreira e cometa alguns deslizes. Essa é uma parte do personagem dos quadrinhos que nunca havia sido plenamente adaptada para o cinema.

Em último lugar, e talvez uma das coisas mais importantes: o Batman de Robert Pattinson apresenta um código moral muito mais sólido do que as outras versões.

O Batman de Christian Bale não era exatamente um assassino, mas ele causou mortes indiretamente: Batman Begins, por exemplo, termina com o personagem permitindo que o vilão Ra’s al Ghul morra, o que sempre pareceu uma decisão estranha.

O Batman de Robert Pattinson pode começar como alguém brutal, mas fica evidente que existe um limite do qual ele não quer passar. Ele inicialmente não apresenta muita empatia pelas pessoas e não se importa muito quando alguém morre como consequência de suas próprias ações, mas no que diz respeito à sua conduta, ela está lá desde o início.

Além disso, uma vez que o seu desenvolvimento se encaminha para a conclusão, ele não apenas não mata, como também não permite matar: sem entrar em spoilers, em uma cena importante do longa-metragem, Batman impede que um personagem seja morto mesmo depois de descobrir que ele teve relação com a morte de seus pais, o que parece totalmente o oposto da decisão em Batman Begins.

Christian Bale provavelmente continuará sendo o Batman favorito de boa parte do público, mas há espaço para argumentar que a versão de Robert Pattinson conseguiu se aproximar ainda mais da essência do personagem original.

Será interessante ver como esse debate se desenrola nos próximos anos, especialmente com o Bruce Wayne de Robert Pattinson tendo mais desenvolvimento nas sequências.

Batman está agora em cartaz nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.