7 filmes de terror de época que vão te deixar perturbado

Filmes imperdíveis que os fãs do gênero precisam assistir

O Labirinto do Fauno
O Labirinto do Fauno

A história pode ser sombria, e alguns filmes de terror aproveitam períodos históricos a seu favor, colocando histórias fictícias arrepiantes em momentos significativos no tempo.

As ameaças encontradas em narrativas de filmes de terror que se passam nos dias atuais são intensificadas quando a história é ambientada alguns anos atrás.

Guerras monumentais e pragas devastadoras combinam bem com os assassinos impiedosos e a paranoia frequentemente associados ao gênero de terror. No entanto, os filmes dentro do subgênero de terror variam em seu uso de ação e sustos repentinos.

Vamos conferir 7 filmes de terror de época imperdíveis.

Trench 11

Trench 11

Ambientado durante a Primeira Guerra Mundial, Trench 11 mostra os soldados aliados entrando no bunker alemão titular depois que se suspeita que mais armas estão sendo fabricadas lá. Uma descoberta horrível é feita no bunker, o que é suficiente para fazer qualquer um se arrepiar. Trench 11 foi criticado por seu enredo previsível e seus personagens monótonos, mas se destaca por estabelecer uma atmosfera assustadora durante todo o filme.

As fobias destacadas em Trench 11 são muito mais intensas em meio ao tumulto da guerra.

O medo de espaços apertados e apertados e de infecções parasitárias pode ser introduzido no enredo de qualquer filme de terror, independentemente de sua ambientação. Entretanto, Trench 11 usa seu cenário histórico a seu favor. As fobias destacadas em Trench 11 são muito mais intensas em meio ao tumulto da guerra.

Disponível no Looke.

The Nightingale

The Nightingale

Da diretora Jennifer Kent, mais conhecida pelo seu filme O Babadook, The Nightingale conta uma história arrepiante enraizada na história australiana. Ambientado na ilha da Tasmânia — que foi chamada de Terra de Van Diemen pelos colonizadores britânicos a partir de 1825 —, é um emocionante filme de terror que muda de tom e segue em uma direção inesperada pelo público.

A trama segue Clare Carroll (Aisling Franciosi), uma condenada irlandesa que faz amizade com um rastreador aborígene da Tasmânia. Juntos, eles embarcam em um caminho de vingança contra as forças britânicas depois que seu tenente atacou Clare e matou seus entes queridos. O filme conta uma história poderosa sobre a história australiana e seus atos de racismo. Embora as representações de agressão sexual e assassinato sejam gráficas, a história contada em The Nightingale é importante e não poderia ser contada sem o seu contexto histórico.

Disponível em plataformas digitais.

Apóstolo

Apóstolo

Gareth Evans, o diretor de ação por trás de The Raid e sua sequência igualmente explosiva, saiu um pouco de sua zona de conforto em 2018 com o lançamento de seu filme de terror folclórico de época Apostle.

O filme se passa em 1905 e acompanha Thomas Richardson (Dan Stevens), um britânico que viaja para uma remota ilha galesa habitada por um culto misterioso para resgatar sua irmã, que foi sequestrada e mantida como refém pelo líder, Malcolm Howe (Michael Sheen). Apresentando-se como um possível convertido, Richardson rapidamente se envolve na política complicada da seita secreta, descobrindo que a ilha é supervisionada por uma mulher misteriosa conhecida apenas como A Deusa, que possui habilidades sobrenaturais que protegem a ilha e seus habitantes.

Inspirando-se muito em filmes como Silent Hill e The Wicker Man, Apostle é uma viagem compulsiva a um passado aterrorizante que gradualmente se desenvolve até um terceiro ato explosivo (e satisfatoriamente macabro) que é simplesmente um livro. O design do cenário, a cinematografia, a música evocativa, o design de som e a forte atuação de todos os atores envolvidos criam uma aventura de terror positivamente selvagem.

Disponível na Netflix.

Robert Pattinson em O Farol

O Farol

O Farol se passa exclusivamente em uma pequena ilha, que abriga o farol titular. Ambientado em algum momento no final do século XIX, o filme gira em torno de seus dois faroleiros, também conhecidos como wickies – o velho e experiente capitão (Willem Dafoe) e o misterioso novato (Robert Pattinson). Os dois homens, que já estão em desacordo um com o outro, ficam presos na ilha por causa de uma tempestade terrível e interminável. As tensões aumentam para níveis explosivos e violentos à medida que ambos perdem lentamente o controle de sua sanidade.

Filmado em preto-e-branco e na proporção 1.19:1, O Farol é uma obra-prima visualmente suntuosa. Juntamente com as excelentes atuações de Pattinson e Dafoe, que carregam o filme nas costas, e uma incrível trilha sonora de Mark Korven (que também compôs para A Bruxa), o segundo longa-metragem de Eggers o consolidou oficialmente como um autor de gênero promissor a ser observado.

Disponível no Prime Video.

A Espinha do Diabo

A Espinha do Diabo

Dois dos filmes de Guillermo del Toro — O Labirinto do Fauno e A Espinha do Diabo — ocorrem durante a Guerra Civil Espanhola e giram em torno das experiências de crianças. O último filme é estrelado por Fernando Tielve como Carlos, um menino em um orfanato que encontra uma figura fantasmagórica assombrosa de uma criança. A Espinha do Diabo permite ao público ver os horrores da tensão política pelos olhos de Carlos.

Por sua habilidade impecável de criar um filme de terror igualmente comovente e assustador, del Toro recebeu muitos elogios por A Espinha do Diabo. Para muitos fãs e críticos, A Espinha do Diabo está entre os melhores filmes de terror de del Toro, ficando logo atrás do premiado O Labirinto do Fauno.

Disponível no Looke.

Anya Taylor-Joy em A Bruxa

A Bruxa

Tendo crescido em New Hampshire com interesse por bruxas, Robert Eggers fez sua estreia como diretor de longa-metragem com A Bruxa. Da A24, A Bruxa segue uma família puritana na década de 1630 que encontra uma força estranha e maligna fora de sua fazenda. As forças malignas que pairam sobre a família são amplamente invisíveis, deixando ao público a tarefa de criar uma imagem aterrorizante em suas mentes.

Anya Taylor-Joy, fazendo sua estreia no cinema, interpreta a filha mais velha da família e é hipnotizante de assistir na tela, enquanto frequentes acusações de bruxaria são lançadas em sua direção quando algo de ruim acontece com a família.

Dito isso, A Bruxa é mais um filme de terror psicológico que se constrói lentamente, mas tem uma história cativante, um ritmo modesto e uma tensão gradual para manter o público envolvido.

Disponível na Netflix.

O Labirinto do Fauno

O Labirinto do Fauno

O Labirinto do Fauno é considerado um dos melhores filmes de Guillermo del Toro e um dos melhores filmes de fantasia e terror de todos os tempos. O Labirinto do Fauno se passa na Espanha franquista, um momento na história da Espanha após a Guerra Civil Espanhola em que Francisco Franco governava a região.

Afetada pelo conflito na Espanha e em sua própria casa está Ofelia, de 10 anos. Assim como em A Espinha do Diabo, o mundo de O Labirinto do Fauno é mostrado predominantemente da perspectiva de uma criança.

Para escapar de seus problemas, Ofelia entra em um labirinto imaginativo, mas o local está longe de ser um refúgio tranquilo. Ofelia encontra algumas das criaturas mais assustadoras da filmografia de del Toro, como o Fauno e o Homem Pálido. Os horrores dentro do cenário de fantasia e aqueles como efeito colateral da guerra se unem e criam um filme igualmente impressionante e sombrio.

O Labirinto do Fauno está disponível em plataformas digitais.

Sair da versão mobile