Já viu algum desses?

8 épicos históricos que você (provavelmente) nunca ouviu falar

Filmes que muita gente hoje em dia não conhece

Ingrid Bergman em Joana D'Arc
Ingrid Bergman em Joana D'Arc

Explorar a história por meio do cinema nos leva a vivenciar momentos e figuras marcantes. Não por acaso, épicos históricos são tão populares.

Nesta seleção de filmes, cada obra nos transporta para mundos distantes no tempo, ilustrando eventos cruciais que moldaram a trajetória da humanidade.

Vale ressaltar que muitos desses filmes são joias cinematográficas menos conhecidas, ou que as gerações atuais não conhecem tanto.

Dessa forma, proporcionando uma oportunidade única de descoberta para aqueles que buscam explorar narrativas históricas menos exploradas. Confira abaixo! (via ScreenRant)

Helena de Tróia (2003)

Helena de Tróia (2003)

Em 2003, uma minissérie britânico-americana explorou a Ilíada de Homero de uma perspectiva mais abrangente. Embora tenha sido lançado na TV em formato episódico, Helena de Tróia foi editada como filme posteriormente. O filme não possui muitas das cenas de ação de alto orçamento vistas em Tróia, mas a adaptação apresenta um elenco forte, incluindo Rufus Sewell, John Rhys-Davies e Stellan Skarsgård, e oferece toda a amplitude narrativa da Guerra de Troia.

O Novo Mundo (2005)

O Novo Mundo (2005)

Terrence Malick fez dois incríveis épicos históricos que merecem mais atenção. O primeiro é seu filme da Segunda Guerra Mundial, Além da Linha Vermelha, e o segundo é O Novo Mundo. Malick é conhecido por suas visuais deslumbrantes, linguagem poética de ritmo lento, foco na natureza e na atmosfera que cercam seus personagens.

Nesse sentido, O Novo Mundo é um épico histórico artístico e peculiar, mas é um filme belo com performances excepcionais de Colin Farrell, Christian Bale, Christopher Plummer e Q’orianka Kilcher, que interpreta Pocahontas.

Terra dos Faraós (1955)

Terra dos Faraós (1955)

Os anos 1950 foram marcados por enormes produções épicas históricas, incluindo Terra dos Faraós, centrado no monarca egípcio Khufu. O filme foi dirigido por Howard Hawks, famoso por clássicos como Rio Vermelho e Scarface: A Vergonha de uma Nação.

Ao contrário de Cleópatra que o precedeu, Terra dos Faraós sofreu devido à falta de estrelas famosas em seu elenco, mas ainda oferece um conjunto de personagens fascinantes.

Terra dos Faraós está disponível no Looke.

Alexandre

Alexandre: Ultimate Cut (2014)

Alexandre foi um dos filmes mais ridicularizados dos anos 2000. No entanto, o cineasta não conseguiu abandonar o projeto e continuou a lançar uma série de cortes do diretor na esperança de corrigir seus problemas. Em 2014, Stone lançou uma edição em Blu-ray intitulada Alexander: The Ultimate Cut. Embora certos problemas ainda estejam aparentes, é uma versão muito melhor do que o lançamento cinematográfico original, mas que pouca gente conhece.

A versão original de Alexandre está no HBO Max, mas a Ultimate Cut só pode ser encontrada em Blu-ray.

A Missão (1986)

A Missão (1986)

Ambientado na década de 1750, Robert De Niro atua ao lado de Jeremy Irons como Rodrigo Mendoza e Padre Gabriel, dois homens que se unem para defender uma missão sul-americana de traficantes de escravos portugueses. É um filme desafiador com temas históricos e religiosos complexos, mas contém duas performances fantásticas e uma narrativa historicamente fiel.

Joana D’Arc (1948)

Joana D’Arc (1948)

A história de Joana D’Arc foi adaptada inúmeras vezes, sendo mais notável no filme silencioso de 1928, O Martírio de Joana D’Arc.

Vinte anos depois, o diretor de O Mágico de Oz, Victor Fleming, explorou a figura histórica com Ingrid Bergman no papel principal.

Joana D’Arc está disponível no Looke.

Aguirre, A Cólera dos Deuses (1972)

Aguirre, A Cólera dos Deuses (1972)

Dirigido pelo icônico cineasta alemão Werner Herzog, Aguirre, A Cólera dos Deuses segue um conquistador espanhol que explora o Peru em busca de El Dorado, ambientado após a queda do Império Inca. O personagem Aguirre, retratado pelo ator Klaus Kinski, mergulha mais fundo na loucura enquanto se aventura mais profundamente na selva, acompanhado por sua jovem filha.

O filme de 1972 se tornou um clássico cult e é celebrado como uma das melhores obras do diretor.

Rebelião em Alto Mar

Rebelião em Alto Mar (1984)

A história da Revolta no Bounty teve várias adaptações cinematográficas, incluindo uma versão anterior estrelada por Marlon Brando. No entanto, o remake de 1984 possui um elenco ainda mais impressionante e é, em última análise, um filme melhor.

Mel Gibson estrela como Fletcher Christian, um homem que lidera uma revolta contra o cruel Tenente Bligh, interpretado por Anthony Hopkins. Laurence Olivier, Daniel Day-Lewis e Liam Neeson também têm papéis secundários no épico de aventura marítima.

Rebelião em Alto Mar está disponível no canal MGM do Prime Video, sob o título O Grande Motim.

Sair da versão mobile