Muitas pessoas gostam de finais felizes, em que o herói derrota o vilão, conquista o interesse amoroso ou alcança outro objetivo pelo qual estava lutando. Mas nem sempre isso acontece.
De fato, há finais que deixam um gosto amargo na boca, reviram nossos estômagos.
Muitas vezes, esses finais se tornam perturbadores por seu realismo, oferecendo uma cena final assombrosa que poderia ocorrer na realidade, roubando o escapismo do espectador, que é forçado a refletir sobre o que acabou de assistir.
Confira, abaixo, 8 filmes com finais perturbadores.
Irreversível
Os momentos finais do filme francês Irreversível, dirigido por Gaspar Noe, são extremamente perturbadores.
Conhecido por sua estrutura narrativa experimental e conteúdo intenso e violento, a história se desenrola em ordem cronológica inversa.
Com a cena final revelando um evento perturbador, é uma experiência de visualização perturbadora, fazendo com que o espectador deseje ter evitado o filme por completo.
O filme explora temas fortes de violência sexual, vingança e a natureza cíclica do trauma, deixando um impacto duradouro em quem o assiste. É um filme polarizador que ganhou a reputação de ser um dos filmes mais assombrosos e perturbadores do século.
O Abutre
O Abutre, um dos melhores filmes de Jake Gyllenhaal, mostra um jornalista freelancer que captura imagens macabras para vender às emissoras de notícias.
Com temas relacionados ao sensacionalismo, à moralidade e à exploração, o público testemunha as ideias inquietantes que envolvem a ética da mídia e até onde os indivíduos vão para obter lucro.
À medida que o filme avança, Louis (Gyllenhaal) se torna cada vez mais desequilibrado, indo a extremos para obter imagens exclusivas de violência.
O Nevoeiro
O Nevoeiro deixa os espectadores em silêncio quando os créditos terminam, envolvendo-os em incertezas. Uma adaptação de Stephen King, a arrepiante cena final apresenta o protagonista, David Drayton (Thomas Jane), e um grupo fugindo de criaturas de outro mundo em uma névoa ameaçadora.
Certamente esse é um dos finais mais aterradores e perturbadores de todos os tempos. O próprio Stephen King admitiu preferir o final do filme ao original que ele escreveu.
Réquiem para um Sonho
Réquiem para um Sonho, de Darren Aronofsky, é uma experiência assombrosa e única, conhecida por sua narrativa visceral e atuação excepcional.
O filme termina com a culminação das espirais descendentes de cada personagem, agarrando-se a sonhos distantes de uma vida melhor.
Os Outros
O final de Os Outros, estrelado por Nicole Kidman, expõe uma verdade chocante, finalmente esclarecendo os eventos misteriosos que ocorreram ao longo do filme.
O desfecho deixa uma impressão assombrosa, visto que os limites entre os vivos e os mortos se confundem e o destino dos personagens sofre uma reviravolta surpreendente. Essa é uma conclusão que não é apenas memorável, mas os sentimentos que ela provoca são duradouros.
Oldboy
Oh Dae-su, um empresário, é sequestrado e mantido em um quarto por 15 anos. Após a inimaginável solidão, Dae-su é finalmente libertado em um mundo que ele desconhece. Em busca de vingança, Dae-su segue uma trilha de pistas enquanto persegue os responsáveis por sua prisão em Oldboy, um dos melhores filmes da Coreia do Sul.
Oldboy tem um final de revirar o estômago, com uma das maiores reviravoltas do Cinema.
Seven: Os Sete Crimes Capitais
Um thriller de mistério fantástico e sombrio, Seven é estrelado por Morgan Freeman e Brad Pitt como uma dupla de detetives que caça um assassino em série cruel.
Usando os Sete Pecados Capitais como base para seus assassinatos, o culpado fica um passo à frente dos investigadores enquanto eles pesquisam cada cena macabra do crime em busca de pistas.
O final traz uma reviravolta de partir o coração.
Sem Saída
Um filme de terror angustiante do Reino Unido, Sem Saída é estrelado por Kelly Reilly e Michael Fassbender como um casal que passa o fim de semana de férias em um lago. Ao cruzar o caminho de uma gangue de adolescentes arruaceiros, suas brincadeiras logo se tornam mortais.