Misteriosos

8 vilões de filmes que nunca aparecem

Icônicos vilões que não precisam dar as caras

Blofeld em Moscou Contra 007
Blofeld em Moscou Contra 007

Um herói é tão bom quanto o vilão de sua história. Enquanto o Cinema trouxe alguns icônicos vilões ao longo dos anos, alguns nunca deram as caras de verdade.

Seja por que foram ocultados, ou porque “aparecem” em histórias ou diálogos dentro do filme (como o Imperador em Star Wars: Uma Nova Esperança), alguns antagonistas não precisam da presença física para serem sentidos como ameaça.

Assim sendo, apontamos 8 vilões de filmes que nunca, de fato, apareceram por completo em seus respectivos longas-metragens; confira!

Palpatine e Anakin em A Vingança dos Sith

Darth Plagueis – Star Wars

Darth Plagueis pode não ser um nome que os fãs casuais de Star Wars conheçam. Afinal, ele é mencionado apenas brevemente na trilogia prelúdio e não faz nenhuma aparição física.

O então Chanceler Palpatine (Ian McDiarmid) fala sobre o Lorde Sith ao tentar seduzir Anakin Skywalker (Hayden Christensen) para o lado negro da Força, revelando que ele era um poderoso Sith que descobriu o segredo da imortalidade. Mais tarde, fica claro que Palpatine foi seu aprendiz, acabando por assassinar seu mentor para assumir o título de mestre.

O Nada em A História Sem Fim

O Nada – A História Sem Fim

Representado por uma tempestade devastadora, o Nada é uma ameaça disforme que aparentemente não tem motivações ou desejos. No entanto, ele é claramente inteligente, pois envia o monstro lobo Gmork (Alan Oppenheimer) para caçar Atreyu para que sua própria missão possa ser concluída. Em última análise, o Nada é a manifestação da diminuição da imaginação e a falta de crença da humanidade, deixando um vasto vazio onde antes havia ricos mundos de faz-de-conta.

Encurralado

O Motorista do Caminhão – Encurralado

Encurralado é um thriller de ação único, dirigido por Steven Spielberg e lançado originalmente como um filme feito para a TV em 1971. O filme acompanha um empresário que é perseguido e aterrorizado por um caminhão até que, por fim, o motorista desconhecido do caminhão tenta matá-lo. O motorista continua sem rosto o filme todo.

Ghost in the Shell

Mestre de Marionetes – Ghost in the Shell

O filme em anime Ghost in the Shell acompanha a ciborgue Mj. Motoko Kusanagi enquanto ela persegue uma inteligência artificial conhecida como Puppet Master em uma versão do Japão em um futuro próximo. Esse hacker pode assumir o controle do corpo de um ciborgue sem que a consciência da pessoa perceba o que está acontecendo. Ele é visto habitando os corpos de vários indivíduos, mas, como IA, não tem rosto ou corpo próprio.

Blofeld em Moscou Contra 007

Ernst Stavro Blofeld – Moscou contra 007

Moscou Contra 007 é o segundo filme de James Bond. Nele, a SPECTRE, uma organização criminosa, está buscando vingança pela morte de um de seus membros e treinando agentes para eliminar Bond. O vilão por trás da SPECTRE e das tentativas de assassinato é Ernst Stavro Blofield, ou Número Um. Embora Blofield tenha algumas cenas com diálogos e imagens de partes de seu corpo, seu rosto nunca é revelado nesse filme.

Apenas em outros filmes ele chega a aparecer de fato.

Bird Box

Os monstros – Bird Box

O thriller psicológico da Netflix se passa em um mundo pós-apocalíptico que foi desencadeado quando suicídios em massa começaram a aparecer em todo o mundo causados por criaturas misteriosas que nunca são reveladas. Essas criaturas levam (quase) todos que as veem à insanidade e ao suicídio, deixando poucos sobreviventes para enganar os outros e fazê-los olhar para elas também. Há um momento no filme em que um desses sobreviventes desenha imagens de sua percepção das criaturas, mas sua aparência física nunca é confirmada.

Zodíaco

O assassino – Zodíaco

Zodíaco, lançado em 2007, foi baseado no livro de não-ficção homônimo de Robert Graysmith, que detalhou a investigação sobre o Assassino do Zodíaco, que cometeu uma onda de assassinatos em São Francisco no final dos anos sessenta.

O assassino era famoso por provocar a polícia com mensagens enigmáticas e cifras no jornal. No entanto, assim como no caso real, o assassino em série nunca foi pego no filme, fazendo com que a pessoa que causou tantas mortes horríveis permanecesse desconhecida e nunca fosse vista.

A Bruxa de Blair

A bruxa – A Bruxa de Blair

A Bruxa de Blair é famoso não só por popularizar os filmes de filmagem encontrada, mas também por criar artisticamente o suspense durante todo o filme e nunca mostrar de fato a criatura maligna em seu núcleo.

Lançado em 1999, ele gira em torno de três estudantes cineastas que se perdem na floresta enquanto fazem um documentário sobre a Bruxa de Blair. Embora nunca a vejamos, sentimos sua presença durante todo o filme, criando lentamente o terror nos personagens e nos espectadores.

Sair da versão mobile