Entrelinhas

A abertura de Duna 2 é mais importante do que você pensa

Filme de Denis Villeneuve chega aos cinemas

Florence Pugh em Duna 2
Florence Pugh em Duna 2

Duna: Parte 2 finalmente chegou aos cinemas, dando continuidade à história de Paul Atreides. Assim como no primeiro filme, ouvimos uma narração inicial, que é mais importante do que muitos podem pensar.

Em Duna: Parte 2, Paul se torna o Messias dos nômades em um planeta deserto que possui vermes gigantes que protegem uma mercadoria chamada Spice. Spice transforma as pessoas em viajantes, místicos e loucos. Que preço ele pagará para se tornar o novo governante de seu universo?

Além de Timothée Chalamet, estão no elenco Zendaya, Josh Brolin, Javier Bardem, Austin Butler, Florence Pugh, Dave Bautista e Tim Blake Nelson.

Continue lendo para saber da importância da cena inicial de Duna: Parte 2.

Duna: Parte 2
Duna: Parte 2

A importância da cena inicial de Duna: Parte 2

No início de Duna: Parte Um, ouvimos uma narração de Chani (Zendaya). O local do planeta e futuro amor de Paul Atreides (Timothée Chalamet) fala sobre como a especiaria pode ser vista no ar quando o sol está baixo e a corrida contra o tempo dos forasteiros durante a colheita noturna da especiaria. É a primeira vez que ouvimos falar desse amor misterioso que Paul ainda não conheceu, mas é um prenúncio do que está por vir.

É uma escolha criativa adequada, então, que assim como a mulher com a qual ele sonha na Parte Um abre o filme, aquela que desempenhará um papel em seu controle do universo dá o pontapé inicial em Dune: Parte Dois.

A princesa Irulan, de Florence Pugh, assume o papel de nossa recapituladora e nos informa sobre o que aconteceu após os eventos do primeiro filme.

No resumo de Irulan, ficamos sabendo que a Casa Atreides parece ter caído, os Harkonnens voltaram a Arrakis para acelerar a produção de especiarias e o plano do Imperador (Christopher Walken) funcionou perfeitamente. Seria necessário que o herdeiro esquecido de uma família decaída com um complexo de Messias mudasse as coisas.

Esse é um pequeno detalhe maravilhoso que não apenas coloca as duas mulheres essenciais na vida de Paul em ambos os lados dessa história épica, mas também indica os eventos que podem vir em Messias de Duna, independentemente do final da Parte Dois.

Ambientado 12 anos após os eventos do primeiro livro, Messias de Duna mostra Paul no meio do caminho entre a mulher que ama e aquela com quem se casou para obter uma posição de poder. Chani continua sendo sua concubina e a mulher com quem ele ainda se importa profundamente, mas eles não conseguem gerar um herdeiro. Isso torna a situação ainda mais complicada quando Irulan deseja manter sua posição de poder e desempenhar um papel na manutenção da linhagem sanguínea dos Atreides.

É certo que essas tensões crescentes mal são trazidas à tona no ato final da última parte do épico de Denis Villeneuve. Os personagens de Zendaya e Pugh ficam apenas olhando de relance um para o outro em uma sala. Em vez disso, Paul lida com o Imperador, e seus poderes mudam de forma épica e impressionante. Se Villeneuve conseguir realizar Messias de Duna como planejado, é provável que as mulheres que ajudaram a apresentar o início de Paul também estejam presentes em seu final.

Dirigido e coescrito por Denis Villeneuve, Duna: Parte 2 está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.