A Freira 2 finalmente chegou aos cinemas e quem já assistiu pode ter ficado com dúvida acerca do desfecho e da cena do meio dos créditos. Vamos mergulhar nisso.
A Freira 2, vale lembrar, faz parte da franquia Invocação do Mal, que tem produção-executiva de James Wan (Maligno).
O novo filme é dirigido por Michael Chaves, de A Maldição da Chorona e Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio. O roteiro fica por conta de Akela Cooper, famosa pelo hit M3GAN.
Mostramos abaixo tudo que acontece em A Freira 2, incluindo no final e na cena do meio dos créditos.
O final de A Freira 2 explicado
Em Tarascon, França, em 1956, um padre e um jovem menino realizam suas tarefas diárias em uma pequena igreja. O nome do menino é Jacques e, enquanto ele guarda o vinho para o dia, ele vê sua bola no lugar errado. Com as mãos ocupadas pelo vinho, Jacques usa os pés para colocar a bola no lugar certo.
Ele guarda o vinho e, quando se vira, a bola está bem na sua frente. Jacques chuta a bola de volta ao lugar, mas, para seu horror, ela retorna rapidamente para ele. O menino corre até o padre e lhe diz que há alguém lá dentro. Enquanto estão em frente ao altar, o padre grita para quem quer que esteja no prédio.
As coisas tomam um rumo terrível rapidamente, e o padre é erguido no ar e imolado enquanto Jacques observa, segurando o rosário do padre. Enquanto isso, a silhueta de Frenchie se afasta da igreja, com a sombra da freira diminuindo atrás dele, como se estivessem se fundindo.
Em algum lugar da Itália, Irene é solicitada a falar com uma jovem freira chamada Debra. Ela decidiu que não precisa se confessar, e Irene tem a tarefa de ajudá-la a encontrar o caminho de volta para Deus.
Debra diz a Irene que está ali apenas porque seu pai achou apropriado que ela fosse uma serva de Deus quando seus irmãos eram servos do país.
Debra passou por muitas dificuldades em sua jovem vida para acreditar em milagres, e sua fé foi abalada.
Em outro lugar, em um internato, Frenchie fez amizade com uma jovem chamada Sophie. Tanto que Sophie quer dar a ele uma pulseira de amizade, mas ela é zombada pelas outras meninas.
Quando a diretora entra na confusão, Frenchie rapidamente pega de volta a pulseira de uma das meninas que estava provocando Sophie. Ele mostra a pulseira para ela antes de mandá-la para a sala de aula, e ela a coloca. Sophie é filha de Kate, uma professora na escola.
Kate e Frenchie também parecem bastante próximos, e é possível vê-los formando uma família feliz no futuro.
Irene tem uma visão de Frenchie pedindo ajuda, e no dia seguinte, o Papa vem falar com Irene e lhe diz que coisas terríveis têm acontecido por toda a Europa e ela precisa ajudar a Igreja mais uma vez.
Irene pergunta se o Padre Burke poderia ser de alguma ajuda, e para seu choque, ela é informada de que ele morreu de cólera. Irene não tem escolha a não ser se envolver e enfrentar as consequências. Ela ainda não conseguiu superar sua experiência da última vez e agora tem que enfrentar a mesma entidade novamente.
O último lugar onde a freira deixou sua marca foi em Tarascon. Irene parte para lá, e Debra a segue sem permissão. No trem, Irene diz a Debra que não está pronta para enfrentar tal mal quando sua fé nem está no seu ponto mais forte. Debra insiste que é necessária; além disso, ela realmente precisa testemunhar um milagre para acreditar de verdade em Deus.
Irene tem uma visão em que segue Jacques por um beco e acaba sendo estrangulada pela freira, mostrando-lhe que ela está de volta. Eles investigam a igreja, e Debra conversa com Jacques.
O rosário tem um pequeno emblema que corresponde a uma das outras vítimas dos muitos atos horrendos que têm ocorrido recentemente. Irene rapidamente conecta os pontos e percebe que Frenchie é a pessoa possuída. Ela tem um flashback do momento em que deixou Frenchie encontrar o próprio caminho. Ela até lhe deu sementes de tomate para que ele pudesse começar sua própria fazenda de tomates na Hungria.
Ao mesmo tempo, no internato, algumas das meninas intimidam Sophie e a trancam na capela abandonada da escola. A diretora não permite que ninguém vá lá, mas as meninas levam Sophie até uma janela com um bode no mosaico.
Elas dizem a ela para olhar diretamente para o bode e que, se ela se virar, o diabo aparecerá como um bode feroz e a assombrará. Com medo, Sophie faz o que lhe dizem, e o sol se posiciona de forma que o olho do bode na janela brilha em vermelho. Realmente parece que ele está observando você.
De repente, Sophie percebe que está sozinha e tenta escapar. Ela é trancada pelas meninas, e uma estátua coberta de Nossa Senhora cai e se quebra diante dela. Nesse momento, Frenchie a salva, e Kate vem buscá-la para a aula.
Irene tem alguém para ajudá-la no Palais des Papes a descobrir mais sobre o emblema, então eles se dirigem para lá. O bibliotecário diz a Irene que o demônio que estão caçando costumava ser um anjo rejeitado por Deus.
Quem é Santa Lúcia?
Irene tem uma visão de um homem em uma capa vermelha que perfura os olhos de uma menina. A menina então apresenta seus olhos a Irene em uma caixa circular. O bibliotecário diz a Irene que a família de Santa Lúcia pegou seus olhos e se dispersou depois que ela foi morta por pagãos.
Seus olhos foram arrancados porque, mesmo quando ela estava em chamas, ela não morria. O emblema no rosário é o brasão de armas da família de Santa Lúcia, e o bibliotecário diz que a freira está atrás dos descendentes de Santa Lúcia porque quer os olhos.
Da última vez que os olhos foram encontrados, estavam com um monge chamado Jean-Paul Redar em um mosteiro, que agora é, é claro, um internato.
Irene e Debra correm para a escola e encontram Frenchie correndo com Kate e Sophie. Irene diz a ele para se afastar das meninas porque ele é a pessoa possuída. Frenchie fica arrasado com a descoberta. A freira toma controle, e Irene o segue até a capela.
Irene e Debra tentam impedi-lo de entrar, e finalmente Debra o acerta na cabeça com um pedaço de madeira para deixá-lo inconsciente. Eles o amarram com correntes e cobrem seu rosto, deixando-o do lado de fora. Dentro, Sophie mostra a Irene o jogo que as crianças costumam jogar, e Debra faz um flash de luz do lado de fora para fazer parecer que o sol está na posição certa para o olho brilhar. O flash os ajuda a encontrar a direção onde os olhos foram enterrados. Kate e Irene cavam quando Debra ouve barulho do outro lado.
Quando ela vai investigar, ela vê uma jovem assustada. A garota diz que há alguém subindo as escadas, e quando Debra olha, é o Diabo.
Debra salva as meninas do bode, mas acaba se separando de Irene, Kate e Sophie. Irene encontra a mesma caixa redonda de sua visão e pega os olhos. Frenchie escapa e chega até Irene, agarrando-a pelo pescoço.
Kate vai encontrar as outras meninas, mas uma delas fica terrivelmente ferida quando o chifre do bode se choca com a porta que estão tentando segurar.
Irene derrota a freira?
Frenchie causa estragos na torre do sino, quebrando o sino e fazendo o prédio tremer. Sophie se vê em uma sacada, mas se salva depois que Frenchie cai no chão, tentando pegá-la. Ela corre de volta para Irene com os olhos. Irene tenta usar seus poderes em Frenchie, e eles acham que ele está morto.
Quando Irene tenta verificar, Frenchie acorda e pega a caixa. Ele absorve o poder dos olhos, dando ao demônio sua arma definitiva. O demônio é tão poderoso que Irene não pode fazer nada contra ele. Ela é levantada no ar e começa a queimar de baixo para cima, mas Irene, que é descendente de Santa Lúcia, não vai queimar, e é quando vemos os olhos de Lorraine brilharem na tela também.
Irene usa seu amor por sua mãe e a força transmitida a ela para se salvar. Frenchie tenta atacar Sophie, e Irene e Debra são separadas deles por estacas que surgem do chão. Quando eles pensam que tudo acabou, Irene percebe que o vinho pode ser transformado no sangue de Cristo e pede a Debra para orar com ela. A escola costumava ser uma vinícola, e agora parte do vinho está derramando ao redor deles.
Durante o final de A Freira 2, Debra e Irene dizem as palavras mágicas para transformar o vinho no sangue de Cristo, e há sangue vermelho por toda parte. O demônio finalmente é banido mais uma vez, e todos os outros estão a salvo.
Supomos que Frenchie viverá uma vida normal com Kate e Sophie, como ele sonhava, e vemos os belos tomates no jardim da escola. Irene restaurou a fé de Debra, e ela testemunhou um milagre quando Irene não queimou até a morte. Como sempre, o amor e a união têm o maior poder de todos. Debra acredita porque Irene lhe mostrou o caminho, e juntas, conseguiram orar com fervor o suficiente para transformar o vinho no sangue de Cristo.
A cena do meio dos créditos
Os Warren estão seguindo suas vidas quando recebem uma ligação do Padre Gordon. O ciclo finalmente se completa, pois sabemos que Gordon é o contato da igreja de Warren. Por outro lado, há uma cena no filme em que Sophie abre uma porta e vê a freira na casa de Warren.
Não temos certeza de por que ela pode ver dentro da casa de Warren. A cena é exatamente a mesma que em “nvocação do Mal 2 quando Judy vê a freira em uma das visões de Lorraine que levam a descobrir o nome dele. Parece ser mais uma dica de que Sophie, também, é como Irene e Lorraine – ela pode ser descendente de Santa Lúcia.
A Freira 2 está em exibição nos cinemas.