Ferramenta

A magia dos cortes: segredos de edição de vídeo para iniciantes

Conheça a ferramenta Wondershare Filmora, perfeita para editores inexperientes utilizarem os cortes em vídeos a seu favor

A magia dos cortes: segredos de edição de vídeo para iniciantes

De acordo com dados do YouTube, a maior plataforma de publicação de vídeos, cerca de 500 horas de conteúdos são postados todos os minutos; e mais de 1 bilhão de horas são assistidas diariamente.

Para quem está começando no mundo da edição, alguns conhecimentos podem ser sufocantes. Ao assistir um vídeo bem produzido, é natural pensar que jamais vamos alcançar tal nível de qualidade técnica, mas a verdade é que a maioria desses receios é infundada. Editar vídeos pode ser muito fácil.

Dentro desse contexto, os cortes, ao lado das mesclas, são o “feijão com arroz” da edição de vídeos. Exceto naquelas situações em que os materiais são postados “cru”, qualquer vídeo no qual esbarre na internet terá sido cortado de alguma maneira, a fim de transformar a intenção em conteúdo concreto.

É claro que a perfeição só vem com a experiência acumulada após algumas edições, mas é possível ter vídeos de qualidade desde o primeiro momento, mesmo que nunca tenha produzido materiais audiovisuais antes. Para isso, é indispensável a utilização de um editor de vídeos acessível e completo.

Nesse texto nós vamos falar sobre a opção recomendada, o Wondershare Filmora, explicando como editores inexperientes podem utilizar os cortes em vídeos a seu favor. Em seguida, vamos trabalhar algumas dicas de edição interessantes que vão agilizar o seu processo de aprendizado com essa tarefa.

Qual é o melhor editor de vídeo para iniciantes?

Quando falamos sobre segredos de edição de vídeo para iniciantes, conhecer o melhor programa para a tarefa é essencial. Uma das melhores recomendações é o Wondershare Filmora, um programa para computadores que funciona sob o esquema de assinatura, mas que pode ser testado gratuitamente.

Como é de se esperar, o Wondershare Filmora possui as ferramentas básicas de edição, como recortes e mesclas, mas também uma série de outros recursos mais complexos, como a gravação de tela, a transcrição de áudio em texto, efeitos, filtros e adesivos, aumento de velocidade, resolução e demais.

As ferramentas do software são impulsionadas por inteligências artificiais, as quais automatizam as principais tarefas de edição. De maneira similar, há um assistente inteligente, o qual guia editores sem experiência em todas essas etapas, respondendo perguntas, solucionando dúvidas e fornecendo dicas.

Além disso, há variedade na exportação dos materiais editados, com diferentes níveis de qualidade disponíveis, de acordo com os objetivos de cada editor. Os materiais produzidos podem ser adequados para variadas redes sociais, como o Instagram, TikTok, X e YouTube em poucos passos e em minutos.

Como cortar um vídeo com o Wondershare Filmora?

Para cortar vídeo com o Wondershare Filmora, o primeiro passo consiste em fazer o download do programa no site oficial, a partir do botão de teste grátis. A assinatura pode ser feita posteriormente, quando tiver se certificado de que o software possui os recursos que deseja, então não se preocupe.

Concluído o download, você pode seguir os passos da janela do programa para a instalação. Ao fim, um ícone terá sido criado na área de trabalho, o qual pode usar para acessar os serviços do software. Logo na página inicial, você verá algumas opções, dentre as quais está aquela de iniciar um novo projeto.

Clique no botão azul com o nome de “novo projeto” e uma nova janela será aberta. Aqui você se verá diante da linha do tempo do Wondershare Filmora, onde as edições são feitas. Para começar é preciso clicar em “importar” ou simplesmente arrastar um arquivo de vídeo da pasta original até o programa.

Com o material pronto para edição, você deverá colocá-lo na linha do tempo, arrastando-o até o ponto indicado na janela. Em seguida, será possível arrastar a linha vermelha que aparece na parte inferior até o ponto onde deseja cortar o seu vídeo. A linha pode receber “zoom”, para uma maior precisão.

O próximo passo consiste em clicar no ícone da tesoura, logo acima da linha do tempo. Isso dividirá o seu material em dois, realizando o tão buscado corte. Com dois novos clipes, você pode deletar um deles, caso não deseje utilizá-lo, ou realizar novos cortes. O que restar na linha do tempo é o resultado.

Ao fim, tudo o que resta é ir até a parte superior da janela e selecionar “exportar”, um botão colorido no canto direito. O Wondershare Filmora pedirá que escolha as configurações de exportação, mas é só isso! O material final será salvo no seu computador, com a parte do clipe que recortou previamente.

6 dicas de edição e corte para iniciantes usando o Wondershare Filmora

Agora que já explicamos como você pode fazer cortes com o editor de vídeo do Wondershare Filmora, vale a pena explorarmos algumas dicas de edição para iniciantes. Parte delas está diretamente relacionada com os cortes, enquanto outras contribuem de maneira complementar ao resultado final.

1 – Cortes mais rápidos precisam ser estratégicos

Não existe uma regra “fixa” quanto ao uso (ou não) de cortes rápidos durante a edição de vídeos, mas, caso opte por esse recurso, é indispensável exercer parcimônia. Embora a decisão resulte em vídeos de maior impacto, especialmente quando há justaposição de imagens, há problemas com essa função.

A principal delas é a sensação de “desnorteamento”, o que faz com que o espectador se sinta perdido ao assistir um vídeo. Quando usado em excesso, os cortes rápidos podem até mesmo resultar em sensações de desconforto físico, o que nunca deve acontecer. Há bons usos, mas isso requer cuidado.

2 – Cuidado com frames “soltos”

Ao cortar vídeos “de olho”, é possível que alguns frames de uma sequência anterior permaneçam no novo clipe, o que é um problema. Quando você estiver realizando um corte, aumente o zoom na linha do tempo do Wondershare Filmora, a fim de perceber exatamente quando uma cena termina no clipe.

Isso vale tanto para quem mescla vídeos após os cortes quanto para quem apenas deseja separá-los em novos materiais para as redes sociais. Não há a necessidade de utilizar transições aqui, desde que você se preocupe com o todo, o que pode ser feito ao pré-visualizar vídeos antes de fazer exportação.

3 – Áudios podem ser cortados de forma separada

Se você já assistiu alguma matéria de jornal, com certeza reparou que eles utilizam uma técnica de edição de vídeos na qual o áudio de uma fala surge antes da imagem da pessoa que está falando. Esse recurso é muito agradável ao espectador, e pode ser aplicado a partir do corte separado dos canais.

Todo vídeo, independentemente do seu conteúdo, é composto de imagem e áudio, e o Wondershare Filmora permite que edite os dois elementos de forma separada. Para isso, basta encontrar o recurso no programa e então cortar a parte visual e a parte sonora de acordo com o objetivo final da edição.

4 – Mesclas de qualidades distintas podem ser padronizadas

Ao recortar vídeos de origens distintas e tentar mesclá-los em um só, é natural que perceba que as mídias possuem resoluções diferentes, as quais geram um estranhamento quando colocadas em sequência na criação de um novo clipe. Felizmente, existe uma maneira de “uniformizar” a qualidade.

Assim que você incluir clipes na linha do tempo do Wondershare Filmora, o programa perguntará se deseja manter a resolução original ou adequá-la para o padrão do clipe mesclado. A primeira opção pode ser interessante em casos pontuais, mas no geral o mais recomendado é que padronize a mescla.

5 – As redes sociais valorizam vídeos mais curtos

Se você tem, por exemplo, um vídeo com a duração de 5 minutos e deseja postá-lo nas redes sociais, o mais interessante pode ser dividi-lo em clipes menores. Redes como o YouTube e o Facebook são desenvolvidas para materiais mais longos, mas espaços como o Instagram, X e TikTok não são assim.

Considere a rede onde irá publicar o material audiovisual e, a partir da percepção do público nesse espaço, faça cortes de tamanhos distintos. O ideal é que encontre um ponto natural de separação do assunto, a fim de que o conteúdo não seja cortado pela metade, o que atrapalha a compreensão geral.

6 – Vídeos contemplativos pedem menos cortes

Logo na primeira dica nós mencionamos que cortes rápidos sequenciais são indicados para vídeos de maior impacto, e o oposto também é verdade: se o seu objetivo é ter um material audiovisual mais contemplativo, o ideal é que faça poucos cortes e permita que o material “respire” por vários segundos.

O silêncio também tem papel fundamental aqui: momentos em que nada é ouvido podem ser valiosos, dependendo do material que está criando. Considere o seu público-alvo, a temática do vídeo, a rede onde será postado e demais características antes de decidir com qual frequência deverá cortar clipes.

Vale relembrar que ninguém inicia nas edições de vídeo sabendo tudo. Mesmo com um tutorial para a execução das tarefas mais simples, você ainda pode esbarrar em alguns probleminhas aqui e ali. O mais importante é que invista tempo, a fim de que as suas edições fiquem cada vez mais profissionais.

Além disso, é indispensável não subestimar o poder de bons cortes. Mesmo que não utilize outros efeitos mais elaborados, os cortes nos momentos certos podem ser suficientes para transmitir a mensagem que deseja. Sem esse recurso básico, nenhum material audiovisual online e offline existiria.

Sair da versão mobile